ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Furtos e roubos de café: agricultores e PM criam rede de proteção das fazendas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 27/07/2016

4 MIN DE LEITURA

3
0
Da redação

De acordo com informações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), produtores da zona rural de Nova Resende, município da região Sul mineira, estão contando com um novo mecanismo de segurança para resguardar propriedades e o principal produto da agricultura local: o café. Trata-se da Rede de Agricultores Protegidos, que à semelhança de iniciativas existentes em áreas urbanas mineiras, funciona com a participação solidária e mútua dos cafeicultores e da Polícia Militar (PM) de Minas, que ainda compartilha os dados com a polícia civil, para a devida investigação.

Agricultores Protegidos/  Foto: Emater (MG)
Agricultores Protegidos/ Foto: Emater (MG)

A medida também tem o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que participa da organização e divulgação do trabalho junto ao seu público-alvo, os agricultores familiares. O objetivo é reduzir a criminalidade no campo, principalmente as ocorrências de furtos, por meio de ações conjuntas.

Cafezal em Nova Rezende / Foto: Emater (MG)
Cafezal em Nova Rezende / Foto: Emater (MG)

O tenente Esdras José da Silva, lotado em Nova Resende, no 4º Pelotão da 79ª Companhia da PM de Guaxupé, explica que se trata de um projeto-piloto, cuja origem remonta experiência pioneira da Rede de Fazendas Protegidas, implantada em 2011, na zona rural do município de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Lá as ocorrências de furtos e roubos nas fazendas locais teriam sido reduzidas em 60%, após a iniciativa, segundo o militar. Com pouco tempo de implantação em Nova Resende, o projeto já conseguiu um bom resultado, conforme o tenente. “Apesar de ter apenas cerca de um mês, conseguimos recuperar mais de 100 sacas de café, furtadas por uma quadrilha que agia em fazendas cafeeiras e ainda prender um membro do grupo”, conta.

Ainda de acordo com o tenente Esdras, a rede se beneficia de um sistema de georreferenciamento que mapeou todas as propriedades rurais, conferindo a elas um endereço, e a indicação das rotas das estradas vicinais do município. “O banco de dados foi inserido no aparelho de GPS que operamos e desta forma, podemos atender uma solicitação de natureza emergencial, com maior agilidade e melhor qualidade”, garante. Paralela a essa medida, ele explica que a rede conta ainda, com grupos de whatsapp, ligados à polícia, para troca de informações de prevenção e de alerta, em caso de aparecimento de pessoas e carros suspeitos, nas redondezas. E o único custo para o produtor rural, segundo o tenente, são os R$ 15 gastos com a compra de uma placa para indicar a filiação da propriedade. “A placa com os números de telefones para acionar a PM ou passar uma mensagem é afixada na entrada da propriedade, sinalizando a participação dela na Rede de Agricultores Protegidos”, informa.

Ainda no início de julho o CaféPoint recebeu informações de produtores da região de Monte Santo de Minas que haviam sofrida com roubos de sacarias de café em fazendas da região. De acordo com a Cooxupé, produtores associados também sofreram com o problema nos municípios mineiros de Carmo do Rio Claro, Monte Santo de Minas e São José do Rio Pardo (SP).

As recomendações da Cooperativa à época foram de primeiramente contatar a polícia e buscar alternativas preventivas para evitar prejuízos. “Para os produtores que decidem estocar o café em sua propriedade a orientação é que façam seguro do produto. É possível encontrar vários bancos e cooperativas de crédito que oferecem este tipo de serviço. Outra orientação é que os cafeicultores entreguem o café para a cooperativa de interesse, assim os grãos são depositados nos armazéns, estando, portanto, mais seguros”.


Como participar da rede de proteção
E quem quiser participar da Rede de Agricultores Protegidos de Nova Resende pode procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município para fazer um pré-cadastro e adquirir uma placa de adesão. Segundo o Tenente Esdras, a partir daí, a PM programa uma visita à propriedade, passa algumas orientações referentes à segurança, confirma o cadastro e finalmente, o produtor se integra a um grupo de whatsapp para acionar a polícia quando necessário. A Emater-MG também pode orientar sobre o processo.

O gerente regional da Emater-MG de Guaxupé, Willem Guilherme de Araújo, ressalta que, como principal órgão de extensão rural, atuando em Nova Resende, a empresa participa da ação de mobilização dos produtores. “É nosso interesse que isso sensibilize o maior número de agricultores do município, pois sabemos que, quanto maior a rede mais segurança para a zona rural”, argumenta. De acordo com o gerente, mais de 90% dos cerca de 2.500 agricultores familiares de Nova Resende têm na cafeicultura a principal atividade. Além disso, dos 15 mil habitantes do município, 8 mil moram na zona rural, o que reforça ainda mais a proposta de implementar medidas de segurança para essa população.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANA RIBEIRO

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 07/03/2018

Bom dia. Meus pais são cafeicultores. Tem grupo de WhatsApp e como faz pra participar?
WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/09/2016

A iniciativa realmente é muito boa. MAs só gostaria de chamar a atenção para a segunda foto que mostra uma lavoura de café. A foto foi tirada por mim e representa uma lavoura de café em Boa Esperança, proximo a Represa de Furnas.
ARNALDO PELOSO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/07/2016

Essa parceria e realmente de grande ajuda para os agricultores e para a policia tambem no municipio de boa esperanca sul de minas tambem temos o grupo de watssap da patrulha rural e tambem estamos colocando as placas nas propriedades que participam do grupo. Depois do grupo a policia militar conseguiu prender autores de furtos na regiao e recuperar produtos roubados.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures