ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fenicafé reúne cerca de 25 mil visitantes em torno do tema da irrigação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 10/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Na 20ª edição da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), que ocorreu entre os dias 3 e 5 de março, a organização contabiliza que R$ 35 milhões em negócios foram realizados. Realizada em Araguari, no Triângulo Mineiro, pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), a feira aborda diversos temas ligados à irrigação e seus sistemas. O assunto, muito debatido nos últimos meses em decorrência do veranico de 2014, atraiu cerca de 25 mil visitantes para a Feira, que também é plataforma para lançamentos de produtos e equipamentos, bem como os resultados de pesquisas.

Foto: Henrique Vieira/ Fenicafé
 
Foto: Henrique Vieira/ Fenicafé


Além da exposição, o evento trouxe palestras e debates para o XVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada. Muitos produtores aproveitaram o momento para tirar dúvidas e adquiri novos conhecimentos, como Gonçalo Apolinário, 63. O cafeicultor participa da Feira desde sua primeira edição mas, garante, ainda há o que aprender. “É complicada a manutenção neste sistema de irrigação por debaixo da terra, né? Consegui tirar algumas dúvidas hoje”, comenta sobre a palestra Tecnologia do gotejamento enterrado na irrigação localizada do cafeeiro: Prós e Contras, ministrada pelo Dr. André Luís Teixeira Fernandes – Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba.

O presidente da ACA, Cláudio Morales Garcia, fez um balanço dos 20 anos do evento, que este ano bateu recorde de inscrições para as palestras, com presença de 1600 pessoas. “Ficamos muito contentes, pois a Feira este ano superou nossas expectativas. Foram três dias em que o público nos prestigiou com mais volume do que no ano passado. Recebemos muitas pessoas da região Sul de Minas, que sofreram com o período de estiagem. Isso mostra a necessidade dos produtores em buscar informações importantes e novas tendências para essa cultura”, disse.

Palestra internacional
Um dos destaques de 2015 foi o workshop internacional ‘Como o cafeicultor brasileiro pode se tornar um produtor de água?’ com a palestra ‘Reservação e alocação negociadas da água para a agricultura irrigada – o caso americano’, proferida pelo Dr. Steve Deverel, do Hydrofocus/Californonia Department of Water Resources, nos Estados Unidos. “Eu tenho muito prazer de vir aqui e compartilhar a história que eu conheço profundamente na Califórnia, nos Estados Unidos, sobre o uso, transposição e reservação de água para a agricultura. O que eu trouxe para a Fenicafé foi um sistema de muito sucesso na cultura agrícola americana”, ressalta. Steven também falou sobre a crise hídrica e efeitos biológicos e hidrológicos que afetam o sistema de irrigação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures