ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista apresenta técnicas que podem aumentar absorção de água pelos cafeeiros

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/05/2015

1 MIN DE LEITURA

3
0
Por Thais Fernandes

Após os impactos sentidos pela seca vivida nas regiões produtoras brasileiras em 2014, e ainda em 2015, uma das principais buscas dos cafeicultores é por técnicas que auxiliem na recuperação de suas plantas. “Uma planta bem nutrida tolera melhor períodos de estiagem”, argumenta o especialista André Guarçoni Martins, engenheiro agrônomo com especialização, mestrado e doutorado, em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

André também atua como pesquisador do pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e dentro de alguns dias ministrará um curso on-line voltado para a correção e adubação do solo. O tema é essencial nesta fase do cultivo e, segundo ele, poderá trazer benefícios após uma época conturbada para a cafeicultura nacional. “Serão apresentadas técnicas que podem aumentar o aprofundamento das raízes dos cafeeiros no perfil do solo, aumentando a capacidade de absorção de água”.

Produtividade e renda
As técnicas de correção e adubação têm, ainda, ligação direta com a renda do cafeicultor, já que estão entre os fatores mais importantes para uma melhor produtividade das lavouras. “O dimensionamento do impacto na renda não é tão simples, apesar de existirem diversos modelos preditivos baseados nas doses de máxima eficiência econômica. Mas uma coisa é certa, o incremento na rentabilidade é garantido, sendo maior quando se utilizam as tecnologias corretas, que definitivamente não são as mais caras”, analisa o especialista.

O curso “Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal” abrange os cultivos de café arábica e conilon e tem início em 20 de maio. Conheça mais sobre o conteúdo das aulas e a didática do professor, aqui

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/05/2015

No meu caso aqui na BA, com conilon, fazemos uma subsolagem profunda ( 1,2 metros profundidade ) onde colocamos fosfato reativo no fundo + gesso superficial. O plantio segue o padrão: base análise de solo, mas geralmente pede fósforo ( 40 g P2O5 ); K, se for irrigado; micronutrientes ( pode ser FTE BR 12 ou 8...) a base de 20 g; M.O. se tiver disponibilidade. Além disso, mudas tem que ser de ótima qualidade e usar as técnicas de plantio: corte fundo sacola, não afogar a muda, cuidado no transporte e distribuição do "bebezinho"; uso de protetor solar ( Yalbin - Israelense ) ou usar folhas de côco; irrigação; aplicação de hormônio de enraizamento e outras finalidades como Seacrop ( alga marinha Irlandesa ), etc, etc...Pós-plantio tem que seguir os padrões, com coberturas com os nutrientes pedidos e foliares, que dão um resultado impressionante. Resultado: raízes muito profundas, se defendendo bem da falta de chuvas, com produção já na primeira colheita ( 2 a 2,5 anos ) variando de 60 a 120 sc/há dependendo de outros fatores. Importante: P e Ca são fundamentais para enraizamento e aprofundamento destes, lógico, não esquecendo dos outros macro e micronutrientes, mais os bioestimulantes, controle de pragas e doenças, ervas daninhas, desbrotas, etc, etc...
CLOTTER GUSMÃO SERAFIM

FRANCISCÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2015

Meu pai Clotter Moreira Serafim, a mais de 20 anos , vem implantando uma tecnica na cova, de espalhar no fundo da cova de 40 cm de profundidade o gesso agrícola e chunchar com uma cavadeira mais 20 cm.Estamos no nordeste de Minas sofrendo cada ano mais com as estiagens e , mesmo assim, o enfolhamento das lavouras tem sido surpreendente.
GERALDO GARCIA DE MEIRELES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 05/05/2015

Descobrir técnicas para possibilitar o aprofundamento das raízes e consequentemente aumentar a resistência das plantas em época de baixa precipitação pluviométrica é uma idéia  interessantíssima. Agora, saber que raízes profundas beneficiam as plantas , no caso específico o café, é do início da cultura no Brasil, até porque ninguém plantava café com menos de 40 centímetros de profundidade , colocavam diretamente as sementes na cova e após a germinação eliminavam as plantas de  menor vigor .  As plantas melhores permaneciam  já em definitivo no local , visando exatamente um profundo e bom enraizamento  para melhor absorção de umidade e nutrientes do solo .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures