ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES faz campanha para Melhoria da Qualidade do Café

PRODUÇÃO

EM 27/05/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), apresentou, em 14 de maio, as ações voltadas para o desenvolvimento do setor no Espírito Santo.

Os programas lançados incluem a Campanha Anual de Melhoria de Qualidade do Café e o Programa Calcário Correto. “Todo início de colheita do café no Espírito Santo já vem acompanhado de uma campanha de qualidade ou de cuidados com a lavoura, uma tradição nossa, porque acreditamos na cultura como indutor do nosso desenvolvimento e de redução das desigualdades”, destacou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

O secretário da Seag, Enio Bergoli destacou a importância do lançamento do Programa Calcário Correto. “Com as ações do Calcário Correto, os produtores terão uma safra maior, de qualidade e assim, aumentarão sua rentabilidade”, enfatizou o secretário.

Para o diretor-presidente do Incaper, Maxwel Assis de Souza, o Instituto tem trabalhado cada vez mais em prol da melhoria de vida do agricultor familiar. "Na Fazenda do Incaper de Pacotuba, temos aproximadamente 50 profissionais do Instituto que contribuem para a realização de pesquisas e ações de desenvolvimento. As tecnologias recomendadas pelo Incaper visam, além de melhorar a lavoura de café, a dar mais qualidade de vida para os agricultores capixabas", ressaltou.

Campanha Anual de Melhoria da Qualidade do Café
O engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Fabiano Tristão, abordou no evento os aspectos para a produção de café com qualidade. Ações que valem tanto para a cafeicultura de arábica quanto para a de conilon.

“O trabalho do Incaper é buscar métodos de baixo custo e ensiná-los aos nossos produtores. Desta forma, aproveitamos a oportunidade para avançar na cafeicultura capixaba. Esta evolução tecnológica prova que o conilon é um café de qualidade e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado”, disse Tristão durante palestra técnica proferida no evento.

Entre as principais ações que garantem qualidade ao café produzido no Espírito Santo, estão o planejamento e gestão das atividades associadas à produção; a melhoria das estruturas de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento; capacitação permanente de técnicos e cafeicultores; transferência de tecnologia aos produtores, implementação de salas de provas para classificação do café e concursos de qualidade.

Programa Calcário Correto
O Programa Calcário Correto tem como objetivo incentivar a utilização de calcário em propriedades de agricultores de base familiar nos municípios da Região Sul do Espírito Santo. A utilização do calcário na cafeicultura contribui para a correção da acidez do solo, a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, e promove diversos outros benefícios.

"Nossos produtores estão em busca de melhorar suas lavouras e o calcário cumpre esse papel, pois não adianta um processo de qualidade sem um solo adequado. É muito bom ver representantes de diversos municípios neste dia, afinal, isso mostra o interesse de todos em avançar no setor", destacou o Lúcio De Muner.

O programa, desenvolvido pelo Incaper, fomenta a utilização correta do calcário, e prevê o repasse de 4 mil toneladas do produto a dois mil produtores rurais de 30 municípios da região. Desta forma, espera-se ampliar em 30% a produtividade do café.

O produtor Joselino Serafim possui 22 mil pés de café arábica e se diz satisfeito com o recebimento do produto. “O calcário ajuda a corrigir o solo e a conservar o adubo. Vamos produzir café de qualidade e aumentar nossos lucros. Joselino já participou do Concurso do Café de Bebida Dura de Marechal e seu produto ficou em 5º lugar”.

Os lançamentos foram realizados durante o Dia da Colheita do Café Conilon, no dia 14 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim. O intuito do evento é evitar que o produtor colha o café antes da hora certa, garantindo, assim, a uniformidade de maturação dos grãos e, foi a primeira vez que o evento ocorreu em um município da Região Sul capixaba.

As informações são da Assessoria de Comunicação – Incaper

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures