ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa disponibiliza artigos sobre cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 15/10/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
A Coffee Science, revista técnico-científica especializada em cafeicultura, lançou nova edição. A publicação de número 4 é uma iniciativa do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). A publicação pretende contribuir para o desenvolvimento cafeeiro nas diferentes áreas do setor.

Entre os destaques desta edição, estudos de alternativas de manejo de água de irrigação de conilon no Norte Capixaba, onde o cultivo tem sido conduzido predominantemente com irrigação em razão das condições de distribuição das chuvas.

O trabalho teve o intuito de avaliar métodos de manejo de água em sistema de irrigação por micro-aspersão em cafeeiros conilon adultos. Os resultados obtidos indicaram que os manejos de irrigação pelo sistema irrigas e balanço hídrico possibilitaram aumento de produtividade com maior consumo de água e menor eficiência na irrigação.

Estudo também realizado no Espírito Santo mostra produtividade do cafeeiro conilon conduzido com a poda programada de ciclo e diferentes densidades de cultivo.

Foram realizados dois ensaios: um, com menores espaçamentos e números de hastes por planta; e, outro, com maiores espaçamentos e número de ramos por planta. Os resultados mostram que a redução do espaçamento associado ao aumento do número de hastes por planta tem efeito positivo sobre a produtividade do café conilon. Pretende-se, com a pesquisa, aprimorar as indicações de manejo.

Outros estudos
Também está sendo apresentado, no mais recente número da Coffee Science, a eficiência da colheita mecanizada do café com uso do inibidor de biossíntese de etileno, buscando compreender sua influência na queda natural dos frutos.

Constatou-se que uma das limitações da colheita, seja no sistema manual ou mecanizado, é a desuniformidade de maturação, que prejudica o desempenho operacional e a qualidade do produto final, gerando perdas econômicas aos produtores.

A publicação ainda disponibiliza pesquisa da qualidade físico-hídrica de Latossolo Vermelho com irrigação e braquiária em lavoura de café no Cerrado. Comprovou-se que o regime de irrigação aumentou a densidade na camada superficial do solo, sem prejudicar sua capacidade de armazenamento de água.

Em relação à braquiária, plantadas nas entrelinhas do cafeeiro, houve efeito positivo de suas raízes sobre os atributos físico-hídricos do solo, incrementando a capacidade de armazenamento de água do solo.

A revista tem tradução integral dos artigos para o inglês e está disponível, gratuitamente, no site Coffee Science e na página do Consórcio Pesquisa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures