ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Custo Operacional Total do arábica sobe

PRODUÇÃO

EM 16/07/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Érico Hiller/ Café Editora
Foto: Érico Hiller/ Café Editora


No segundo trimestre de 2014, o Custo Operacional Total (COT) dos produtores de café arábica cresceu, tendo apresentado aumento médio de 0,70%, segundo dados do boletim “Ativos do Café”, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Mas em duas áreas tradicionais, Abatiá (PR) e Guaxupé (MG), os custos com a utilização de fertilizantes apresentaram queda em razão mecanização da lavoura. A CNA identificou que os gastos com fertilizantes, entre abril e junho deste ano, foram responsáveis por 22,48% do total do COT.

Nas demais regiões produtoras do café arábica - Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Bahia - ocorreu um aumento médio de 3,74% nos custos de produção, onerando o produtor e reduzindo sua margem de lucro. Os defensivos agrícolas também influenciaram na composição final do COT e representaram, em média, 10,09% dos gastos totais do cafeicultor. Os municípios de Manhumirim e Monte Carmelo, em Minas Gerais, apresentaram resultado diferente, com redução de 0,37% e 2,34%, respectivamente, nos custos de produção dos defensivos também em razão da lavoura ser mecanizada.

Diante desse quadro, segundo o estudo da CNA, a situação financeira do produtor de café arábica foi desfavorável. Entre abril e junho deste ano, por exemplo, a partir da intensificação da colheita da safra 2013/2014, os preços médios de venda apresentaram queda de 9,80%. A margem líquida da cafeicultura foi negativa em todos os municípios onde a produção do café arábica é feita manualmente, no segundo trimestre deste ano.

A CNA destaca, no entanto, que somente será possível uma posição definitiva sobre a questão dos custos do café arábica para o produtor quando toda a colheita da safra 2013/2014 for concluída. O fato é que os preços seguiram a lei da oferta e demanda, depreciando os ganhos do cafeicultor, conclui o estudo.

Veja o Boletim na íntegra.


As informações são do CNA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures