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Cresce a demanda por cafés brasileiros certificados

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 02/09/2015

1 MIN DE LEITURA

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Da redação

A demanda por produtos agrícolas certificados cresce rapidamente, especialmente em países desenvolvidos, apontou a edição do agosto do Boletim Ativos do Café. Nestes, a exigência de informações sobre o processo produtivo adotado e a origem dos produtos é maior, de forma a garantir sua rastreabilidade e qualidade, bem como características ligadas à sustentabilidade socioambiental.

No Brasil, a cultura que talvez mais se destaque no tocante às certificações é a cafeicultura. O levantamento feito em parceria pela Superintendência Técnica da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e o Centro de Inteligência em Mercados (CIM) - da Universidade Federal de Lavras (Ufla) destaca dados sobre este seguimento. De acordo com o Bureau de Inteligência Competitiva do Café (www.icafe.br), atualmente o país é o maior produtor e fornecedor de cafés certificados do mundo, com 80% no período, passando de 668.886 sacas em 2010 para 1.216.794 em 2014, com aumento mais expressivo a partir de 2012. Os principais destinos deste produto são a Alemanha, Reino Unido e Japão, que respondem, respectivamente, por 35%, 15% e 10% do volume exportado sob a certificação.

Além dos benefícios socioambientais e de gestão, o produtor recebe um ágio pelo café certificado, permitindo melhorias em sua qualidade de vida e o reinvestimento na atividade. Desta forma, espera-se que a certificação na cafeicultura nacional continue em rápido crescimento e que seus benefícios, aos poucos, cheguem a uma maior parcela da sociedade em geral.

Evolução das exportações (sacas de 60kg)



 
Fonte: Rainforest Alliance Certified e Imaflora (2015). Adaptado pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café.
Elaboração: CIM/UFLA

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DALMY CASSIO MIGUEL

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/09/2015

Faço parte de um número expressivo de produtores que aderiram à certificação. O fato de você implantar em sua propriedade as normas exigidas pela certificação já é algo altamente positivo. Porém, o resultado da comercialização dos cafés certificadas não apresentam  os retornos econômicos  esperados para maioria dos produtores. Surgiro então, a criação de um selo verde para identificação dos participante, que possa render benefícios na aquisição de insumos, máquinas e produtos destinadas a produção de cafés. Isso pode sim estimular ainda mais os produtores certificados e trazer novos interessados para certificação.

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