ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooxupé não confirma quebra de 14% e aguarda veredito de técnicos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 06/02/2015

2 MIN DE LEITURA

4
0
Por Thais Fernandes

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) informou ao CaféPoint, que o dado divulgado por uma agência internacional e repercutido na mídia nacional no último dia 3, não corresponde aos dados oficiais da instituição.

O diretor da Cooxupé, Lúcio Dias, teria informado a agência de notícias quebra de 14% na safra 2015/2016. O número corresponderia, de acordo com a agência, a uma produção de 3,8 milhões de sacas de 60 quilos em 2015.

O presidente da Cooperativa, Carlos Paulino, no entanto, reiterou que ainda não se pode falar em um número concreto. Em entrevista a CaféPoint, em dezembro do ano passado, Carlos Paulino informou na safra 2014/2015 foram produzidas 3,6 milhões de sacas pela Cooxupé. Na ocasião o número correspondeu a 18% de quebra na produção dos cooperados.

Quando questionado sobre a expectativa de produção para a safra 2015/2016 da Cooxupé, Carlos Paulino explicou que os números oficiais dependem de levantamento realizado por técnicos. “Nós realizamos, com o trabalho de 60 agrônomos no campo, um levantamento de safras que usa os dados de cerca de 3.800 cooperados. A margem de erro é pequena: 2%. No levantamento para 2015 temos chegado a números variados, exatamente por conta de Cerrado e Sul de Minas. Se fizermos o balanço das duas regiões, a produção deverá se igualar a da safra 2014/2015”, relatou.

A assessoria confirmou nossos dados e segundo o presidente da Cooxupé os dados oficiais só serão divulgados após os técnicos concluírem suas análises. O levantamento deve ser divulgado no início de abril. Ainda segundo Paulino, os estoques da Cooxupé devem ser divulgados após assembleia da Cooperativa, no final de março de 2015.

Exportações sobem 19%
Na safra de 2014 a Cooxupé, que conta com mais de 11 mil cooperados, manteve sua liderança no ranking de exportações, embarcando para o mercado externo 3.232.663 sacas de café arábica – um aumento de 19% comparado ao ano de 2013. Já a SMC, empresa integrada à Cooxupé que comercializa e fornece cafés finos, especiais e certificados, foi responsável pelo embarque de 103.160 sacas no ano passado. Entre os países consumidores do café Cooxupé estão: Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha, Japão, França, Canadá, Reino Unido, entre outros.

Investimento em Torrefação
No último mês de dezembro a Agência Minas informou que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), assinou protocolo de intenção junto à Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que prevê investimentos de R$ 15,8 milhões na implantação de uma unidade industrial de torrefação de café no município de Guaxupé, no Sul de Minas.

A expectativa é de que com o investimento, a torrefação realizada pela cooperativa, que hoje está em torno de 300 mil quilos por mês, passe para cerca de 500 mil quilos. A cooperativa mantém o foco na produção para o consumo interno de café, mas tem ampliado a produção de cafés especiais, que já conquistaram o paladar dos asiáticos e europeus.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/02/2015

Prudencia seria ela (cooperativa) se nao quer ajudar, manter-se calada, pois o comentario foi inoportuno visto sabermos que tem quebra de safra sim e superior a esses niveis.
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/02/2015

agora essa é nova,  já temos tantos fatores baixistas plantados dissimuladamente pelos especuladores e  outros payers, vem o presidente da cooperativa dar uma declaração baixista  dessas.

o mínimo que ele deveria ter feito é avisado aos cooperados (que pagam seu salario de mais de 30000,00) que daria a declaração, estes foram apunhalados pelo seu próprio líder.
HELTON ADÃO DE ARAUJO

AFONSO CLAÚDIO - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 09/02/2015

Bom dia.. estive em visita na regiao da alta mogiana-SP, sul de minas e tambem na zona da mata mineira, coletei graos (em granação) em diversas lavouras grãos para uma avaliação e também fiz muitas fotos. Dos grãos coletados separei aleatoriamente 250 deles e coloquei num recepiente com agua, vindo boiar 12 graos (5%) do total.
RAFAEL RIBEIRO DO VALLE

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 09/02/2015

Prudência e muito trabalho são duas marcas da Cooxupé, um orgulho nacional.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures