ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso de Qualidade dos Cafés de Vermelho Novo anuncia vencedores

PRODUÇÃO

EM 31/08/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O produtor José Carlos de Oliveira foi o vencedor do 1º Concurso de Qualidade dos Cafés de Vermelho Novo, na região de Matas de Minas. A disputa foi organizada pela Emater (MG) e o resultado foi divulgado neste último fim de semana. O concurso teve como objetivos valorizar a cafeicultura da região e estimular a produção de qualidade.

Foto: Jorge Moreira dos Santos
A terceira colocada do concurso, Waldirene Maia, o vencedor José de Oliveira e o segundo colocado, Gilmar Cupertino


A propriedade do José de Oliveira produz em média 250 sacas de 60 quilos por safra. O café cultivado por ele é comercializado na região. “A Emater-MG tem nos ajudado a produzir um café de qualidade”, diz o cafeicultor.

Para o produtor, foi uma surpresa ter vencido o concurso. Ele ressalta que a conquista representa a valorização do seu trabalho e que vai agregar valor ao café produzido. “É bom saber que temos um café de qualidade. Com essa vitória podemos melhorar o preço de venda e ganhar novos mercados”, afirma José de Oliveira.

O cafeicultor Gilmar Cupertino ficou em segundo lugar e, na terceira colocação, ficou a produtora Waldirene Aparecida Maia. Os vencedores receberam cerca de R$ 10 mil em insumos e equipamentos.

A disputa
O concurso foi disputado na categoria Café Natural. No total, foram inscritas 45 amostras de cafés da espécie arábica, tipo 2, safra 2016. As amostras passaram por análises física e sensorial.

De acordo com o técnico da Emater (MG), Danilo Artur Jorge, 22 amostras receberam nota acima de 80 pontos. “Isso significa que são consideradas cafés especiais”, disse. O técnico ressalta ainda que essa avaliação despertou o interesse de uma empresa de exportação de cafés, que deverá entrar em contato com os produtores.

Segundo Danilo Jorge, a proposta do concurso é mostrar que o município produz café de qualidade. “A iniciativa visa agregar valor ao café produzido aqui e estimular os cafeicultores a buscarem mais qualidade para que, consequentemente, eles conquistem novos mercados”.

O resultado do Concurso de Qualidade do Cafés de Vermelho Novo aconteceu durante o encerramento da Festa do Café, no dia 27 de agosto. O evento, também promovido pela Emater (MG) e parceiros, teve como objetivo valorizar a cafeicultura e levar informação ao produtor, visando melhorar ainda mais a qualidade do café produzido no município.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures