ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Concurso de qualidade de conilon premia com até R$50 mil

PRODUÇÃO

EM 16/07/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora


Os produtores de café conilon de todo o estado do Espírito Santo podem participar do 3º Conilon Especial – Concurso Estadual Conilon de Qualidade. As inscrições e envio das amostras podem ser feitos nos escritórios do Incaper de todo Estado e nas agências de atendimento da Coopeavi.

O Concurso tem objetivo de disseminar e premiar as práticas da qualidade e da sustentabilidade. Além de oferecer a premiação de até R$ 50 mil, a iniciativa, que já tem três anos, procura motivar o cultivo e comércio de cafés conilon de qualidade.

A divisão inclui duas categorias, natural e cereja descascado. O produtor poderá se inscrever com duas amostras em cada categoria. Porém, só poderá ser premiado em uma amostra por categoria. Para o organizador do concurso, Arthur Fiorot, o Concurso atende uma nova tendência do mercado: a produtividade associada à qualidade e a sustentabilidade

Para se inscrever no 3º Prêmio Conilon Especial, o produtor deve ainda possuir um lote com volume mínimo dez sacas (600 kg líquidos) e máximo de 320 sacas (19.200 kg líquidos) para cada propriedade inscrita no prêmio. Os padrões mínimos ainda exigidos são: Tipo 7 COB (Classificação Oficial Brasileira); Peneira 13 e acima; apresentar aspecto uniforme; possuir umidade máximo 12%.

As amostras passarão por análise sensorial. Nela será exigida a nota mínima de 70 pontos, sendo aplicado o protocolo CQI para robustas finos. A comissão julgadora nesta etapa será composta por um árbitro principal e no mínimo quatro profissionais devidamente habilitados em café pelo CQI.

Na categoria natural, as seletivas acontecerão de forma municipal ou regional. Os dez melhores cafés desta etapa municipal seguem para estadual.

Os selecionados serão avaliados conforme os protocolos 4C de Qualidade. “A qualidade é um processo. Neste ano teremos análises sensoriais sob o protocolo CQI e de campo sob o 4C. É a prova do quanto nossos produtores estão empenhados com a qualidade” – frisou Fiorot. Assim, 80% da nota do café será sensorial e 20% da análise da sustentabilidade.


Serviço
Inscrições e entregas das amostras: até o dia 26 de agosto
Onde: Escritórios do Incaper municipais ou agências da Coopeavi
Mais informações: Facebook Prêmio Conilon Especial

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures