ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colheita de arábica se aproxima dos 60% em MG, aponta Cepea

PRODUÇÃO

EM 30/07/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

Mais da metade da safra 2015/2016 de café arábica já está colhida neste final de julho. Levantamentos dos Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostram que em Minas Gerais, principal produtor de café arábica, os trabalhos alcançam cerca de 60% do volume esperado na Zona da Mata e de 50% no Cerrado e no Sul do estado. Em 2014, o inverno foi mais seco e a colheita estava um pouco mais adiantada e neste ano, é esperada safra um pouco maior que a anterior.

Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Alexia Santi/agencia ophelia/ Café Editora


Em Garça (SP) e no Noroeste do Paraná, colaboradores do Cepea estimam que a colheita esteja se aproximando dos 60%. Somente na região Mogiana (SP) é que ainda está abaixo da metade, por volta de 40%.

Com o clima mais estável desde o começo da semana passada, a secagem dos grãos também tem sido favorecida. O excesso de umidade estava prejudicando o critério “bebida” dos cafés; a partir de agora, é esperado melhora. A exemplo do verificado na safra passada, parte dos lotes tem apresentado muitos grãos de menor calibre, ou seja, poucos atingem a classificação de peneiras superiores, em linha com expectativas iniciais dado o comportando do clima no desenvolvimento da safra.

Mercado
Apesar de a colheita estar relativamente avançada, a comercialização dos novos grãos permanece bem lenta. Produtores têm reservado os melhores lotes para o cumprimento de contratos e para vendas quando os preços estiverem maiores, mas, diante de boas ofertas, têm fechado negócios pontuais. A maior parte das operações, no entanto, envolvem cafés tipo rio, de baixa qualidade.

Na quarta-feira (29/7), o Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto em São Paulo, fechou a R$ 421,51/saca de 60 kg, ganho de 1% na parcial deste mês.

Produção
No início de junho, a Conab estimava a safra 2015/16 de café arábica em 32,906 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 1,9% sobre a anterior. O USDA, no entanto, apontava em meados de maio cerca de 38 milhões de sacas.

Robusta
A colheita do robusta, o conilon, foi concluída no começo de julho, mas as negociações desta variedade também se mantêm calmas devido, principalmente, à insatisfação dos produtores quanto aos preços. Ainda no último dia 29, o Indicador Cepea/Esalq referente ao grão tipo 6, a retirar no Espírito Santo, foi de R$ 310,91, alta de 1% no mês.

No Espírito Santo, principal produtor, houve forte quebra em relação ao ano passado. Conforme a Conab, teriam sido colhidas no estado 7,761 milhões de sacas de 60 kg, redução de 22%. A safra nacional foi estimada em 11,345 milhões de sacas de 60 kg, volume 13% menor.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 04/08/2015

O USDA, não sabe de nossa safras el recebe informações de probabilidades e força para o mercado ser favorável aos compradores americanos, eles já estocaram o suficiente agora ficam tentando regular o estoque, vamos nos manter com poucas vendas.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures