ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Certifica Minas Café firma termo de cooperação internacional com Associação 4C

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 21/05/2015

2 MIN DE LEITURA

3
0
Da redação

A Associação 4C e o Certifica Minas Café (CMC) assinaram nesta terça-feira (19/5) um termo de cooperação para Benchmark (padronização, na tradução livre). O resultado do acordo para os produtores que possuem o Certifica Minas Café é que eles poderão obter uma licença da 4C e, assim, vender seu café com esta certificação sem ter que passar por uma verificação adicional.

Foto: Claudio Arouca/ Divulgação
 
Foto: Claudio Arouca/ Divulgação


A medida deve fornecer dois benefícios principais: ganhar uma nova porta de entrada para o mercado de café sustentável e reforçar o reconhecimento internacional e a demanda por café certificado pelo CMC, sem custos adicionais para os agricultores. O acordo foi firmado durante o 6º Forum Coffee& Dinner, realizado em São Paulo, capital, pelo Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O programa Certifica Minas Café, que consiste em um conjunto de melhores práticas e procedimentos relacionados com a produção de café, foi lançado em 2006 pelo governo do estado de Minas Gerais e agora é administrado pela Emater (MG) e o Instituto de Agricultura de Minas Gerais, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG (Seapa). A implementação da norma CMC fornece agricultores com orientação prática para produzir de forma mais eficiente, respeitando as leis sociais e ambientais. O acordo de benchmarking vai beneficiar diretamente cerca de 1.600 fazendas de café no interior do estado de Minas Gerais e atualmente certificados no âmbito do Programa CMC.

 
Foto: Claudio Arouca/ Divulgação
Foto: Claudio Arouca/ Divulgação

"Da perspectiva do Certifica Minas Café, parcerias como esta com a Associação 4C representam um passo importante na melhoria contínua dos nossos processos de trabalho. Cafeicultores que participam do programa CMC têm agora a oportunidade de alcançar mais visibilidade para seu trabalho e do produto. Ao mesmo tempo, esta iniciativa de Minas Gerais a contribuir para uma produção sustentável torna-se cada vez mais conhecida", afirma Niwton Castro Moraes, da Seapa e representante da CMC.

A comparação técnica de ambos os padrões que levaram ao acordo de benchmarking foi realizada por uma empresa de auditoria independente, com longa experiência em exercícios de avaliação comparativa. Todo o projeto foi supervisionado pelo secretário de Agricultura de Minas Gerais, a Associação 4C, Seapa, IMA e Emater.

“Para a Associação 4C, a cooperação com CMC representa um passo a mais no caminho para o aumento da colaboração global entre as normas de sustentabilidade. Estamos fortemente empenhados em trabalhar em conjunto com outras iniciativas destinadas a evitar a duplicação de esforços e custos adicionais e, assim, aumentar os benefícios para os agricultores. Estamos também particularmente felizes por colaborar para fortalecer o reconhecimento internacional do Certifica Minas Café e, assim, reconhecer os grandes esforços dos produtores de café brasileiros que o utilizam", afirmou Melanie Rutten-Sülz, diretora executiva da Associação 4C.

Apoio do IDH
O projeto foi apoiado e financiado pelo Programa Café Sustentável, alimentado por IDH. O Programa do Café Sustentável (SCP) é uma iniciativa público-privada global para convocação da indústria e parceiros comerciais, produtores, governos (locais) e instituições de pesquisa, doadores, ONGs e organizações de normas no setor cafeeiro. A sua ambição é ajudar a trazer práticas de produção sustentável de café, alinhando investimentos de interessados nos programas de apoio de produtores, melhorando a subsistência dos agricultores e preservando os recursos naturais. Permitindo que os produtores de café se tornem mais flexíveis em um mercado em constante mudança.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/05/2015

É uma satisfaçao saber que o certifica minas está dando certo, pois são cafes de excelente qualidade, vendidos a preços que não correspondem com sua realidade, esta valorização do certifica minas é muito importante para nos produtores, nós temos que saber a qualidade dos nossos cafés, isto é indispensavel.
LUIZ CARLOS DOS SANTOS JUNIOR

SANTOS - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 21/05/2015

Otimo, sempre muito bom os produtores estarem bem qualificados...

Parabéns Minas Gerais
DALMY CASSIO MIGUEL

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/05/2015

Esta na hora dos produtores que possuem o certifica minas obterem melhor remuneração de seus cafés. O programa é importante para uma produção sustentável das famílias que trabalham com  café, mais como dito, faltava incentivo econômico para os produtores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures