ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Certifica Minas Café adota medidas de prevenção ao Aedes aegypti como critério para selo

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 08/04/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Para auxiliar no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya, o programa Certifica Minas Café adotou um novo critério. Criado pelo Governo do Estado de Minas para atestar as boas práticas de produção, seguindo padrões internacionais, agora para receber a certificação da propriedade, o produtor precisa adotar medidas de prevenção à ocorrência do mosquito.

“Muitas propriedades estão próximas das cidades ou comunidades. É importante o envolvimento de todos. Como certificação governamental, com responsabilidade social, não podemos nos ausentar deste tema. Além disso, por causa dos noticiários, compradores internacionais podem questionar a possibilidade de contrair doenças durante visitas às fazendas”, explica o coordenador técnico da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

Cafezal mineiro // Foto: Emater(MG)/ Divulgação


Desde março, as ações de combate ao Aedes aegypti passaram a fazer parte de uma lista de 102 itens exigidos para que os produtores consigam a certificação da propriedade. “Os técnicos da Emater-MG atuam com assistência individual para discutir com os produtores rurais as ações necessárias. É preciso evitar manter na propriedade objetos desprotegidos que possam acumular água, tipo embalagens, garrafas, pneus velhos e implementos agrícolas sem proteção, entre outros focos da doença. A verificação se a propriedade atende aos pré-requisitos do programa é feita por auditoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Todas propriedades certificadas e em processo de certificação são auditadas”, comenta o coordenador da Emater-MG.

O Certifica Minas Café
O programa Certifica Minas Café prepara o produtor para atender exigências do mercado internacional, seguindo padrões de sustentabilidade, melhorando a forma de atuar na propriedade. “Os produtores que atuam no programa são, em sua maioria, pessoas inovadoras e com espírito de liderança e capacidade de multiplicar as ações de combate ao mosquito”, ressalta.

Atualmente, 214 municípios mineiros participam do Certifica Minas Café. O número de propriedades certificadas é de aproximadamente 1.200, com outras 800 em processo de certificação. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e executado pela Emater-MG, em parceria com o IMA.

Para receber o certificado, o produtor deve procurar a Emater-MG para que a empresa realize um trabalho de assistência técnica na sua propriedade. O produtor terá prazo de cerca de um ano para se adequar as exigências do programa. Após ter realizado as adequações ele é auditado pelo IMA e, se tiver cumprido todos os requisitos exigidos, recebe o certificado e poderá utilizar o selo do Certifica Minas Café.

Saiba mais sobre a dengue e a febre Chikungunya
O Governo de Minas Gerais criou um site específico para veicular informações e orientações sobre a dengue e a febre Chikungunya. A página www.saude.mg.gov.br/dengue foi idealizada pela Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de manter a população em alerta contra a presença do mosquito Aedes aegypti.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures