ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Biodigestor é opção para fertilização sustentável do cafezal

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 09/10/2014

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por Thais Fernandes

O sistema de biodigestão é uma das alternativas utilizadas em diversas propriedades para se adequarem a iniciativas de produção sustentável. Na cafeicultura, a técnica já é utilizada por locais como a Fazenda São Paulo que, desde 2005, para diminuir os impactos causados à natureza, adotou o manejo adequado de seus dejetos. O empresário José Carlos Cepera, proprietário da Fazenda, investiu em um biodigestor - tratamento para reaproveitar lixo orgânico.

Foto: Divulgação
Biodiogestor da Fazenda São Paulo


Devido à falta de eficiência na coleta de lixo nas regiões agrícolas, abrangendo apenas 13% dessas áreas, pesquisas mostram que muitos agricultores optam pela queima de seu lixo, provocando danos ao ambiente. Segundo o censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta prática atinge 58,1% das fazendas do país.

Localizada no município de Oliveira no centro oeste do estado de Minas Gerais, a Fazenda São Paulo tem 800 hectares destinados à produção de café, além da criação de suínos. A propriedade também aproveita a produção de gás metano na secagem do café. Para o processo, utiliza-se o método da caldeira e radiador através do aquecimento da água, que pode ocorrer através da queima de palha de café ou outros tipos de resíduos agrícolas e fornecem calor suficiente e contínuo para secagem. O sistema também pode ser utilizado para auxiliar na fertirrigação, que espalha apenas o líquido tratado na plantação.

 
Foto: Divulgação

Segundo o proprietário, a lavoura rendeu na última safra (2013/2014) até 28 mil sacas de 60 kg. “O objetivo é diminuir o nosso impacto ambiental, através de uma ferramenta de sustentabilidade rural. Todo o nosso investimento em tecnologia prioriza essas responsabilidades”, afirma Cepera, que frisa como um dos benefícios para o meio ambiente a redução da emissão de metano (CH4) e de dióxido de carbono (CO2), gases causadores do efeito estufa.

Funcionamento do biodigestor
O biodigestor é mantido com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água. Seu funcionamento possibilita o reaproveitamento de dejetos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O lodo biológico - mistura resultante do processo - é, então, bombeado, saindo do fundo do biodigestor para ser incorporado com a casca do café e utilizado como adubo orgânico nas lavouras.

O sistema funciona através da decomposição de dejetos produzidos pelas atividades agrícolas da propriedade. Esse processo se dá dentro do aparelho, pela ação das bactérias anaeróbicas (que não dependem de oxigênio). O método resulta na conversão em gás metano de todo o material orgânico, que é utilizado como combustível em fogões de cozinha ou geradores de energia elétrica. Lembrando que o resíduo sólido que sobra no biodigestor também pode ser aproveitado como fertilizante.

Para fabricar o aparelho, geralmente cava-se um buraco no chão, vedando-o com cimento e tijolos. Deve-se deixar uma porta para colocar os resíduos dentro do biodigestor e poder retirá-los depois. O gás pode ser retirado por meio de um encanamento. 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUMERCINDO FERREIRA PINTO NETO

TREMEMBÉ - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 21/10/2014

Não por isso Clotter. Desafio é fazer o biodigestor funcionar bem, pois ele é um ser vivo, precisa de cuidados, precisa de manutenção e pessoas na sua operação. Não se engane, de simples ele só tem sua concepção, fazê-lo produzir cumprir sua função requer dedicação. Porém, ver eles funcionando provoca enorme satisfação e o meio ambiente agradece. Abraço.
CLOTTER GUSMÃO SERAFIM

FRANCISCÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/10/2014

Muito obrigado pelo esclarecimento e me desculpe o tom desafiador mas é por que me incomodava muito esta falha na mídia sempre que eu lia uma reportagem sobre o assunto.Pretendo montar um projeto simples para minha pecuária leiteira para aproveitar somente o residuo da sala de ordenha.Agradeço e devo procurá-lo na epoca.
GUMERCINDO FERREIRA PINTO NETO

TREMEMBÉ - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 21/10/2014

Clotter, existem diversos tipos de resíduos que podem ser biodigeridos com eficiência na produção de biogás. Porém, para cada um deles é necessário se fazer adaptações no processo para que realmente funcione. Para o resíduo da cafeicultura, a grande dificuldade a se vencer é a sazonalidade, pois os resíduos são produzidos apenas durante a colheita. Eu fiz o monitoramento dos biodigestores da Faz São Paulo durante cinco anos, desenvolvi projetos para os resíduos da pecuária leiteira confinada, para os resíduos da avicultura de postura e todos com resultados excelentes.
CLOTTER GUSMÃO SERAFIM

FRANCISCÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/10/2014

Eu gostaria de saber de algum projeto de bio digestor funcionando sem a produção de resíduo de suinos; porque sempre que se apresenta um , esquecem de citar que ,por enquanto, somente as fezes de suinos produzem gas de qualidade ; no mais parece que de outra forma não ha viabilidade.
FABIO MIOLO

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 13/10/2014

PARABENS PELA INICIATIVA.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures