ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agricultores familiares do ES fazem visita técnica a produções de arábica

PRODUÇÃO

EM 15/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

No Espírito Santo, cerca de 20 produtores familiares foram a campo conhecer duas propriedades que trabalham com café arábica. A visita faz parte da excursão técnica promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper) da região e ocorreu nesta terça-feira (14/7).

Os agricultores familiares do distrito de Paraju, em Domingos Martins, foram até as lavouras no município de Santa Maria de Jetibá, dos produtores rurais Gerson Berger e Admir Rossman. Na propriedade de Gerson, os agricultores puderam observar a qualidade fitossanitária das plantas, além de acompanhar a demonstração da colheita do café e o funcionamento de um despolpador.

Foto: Divulgação / Incaper
 
Foto: Divulgação / Incaper

Já na propriedade de Admir, o cafeicultor apresentou, inicialmente, a questão da administração da propriedade rural, com uma planilha de viabilidade econômica sobre os custos de produção do sistema orgânico. De acordo com Admir, é possível traçar um comparativo de sua rentabilidade diferenciada, já que este sistema de produção orgânica bpossui um valor agregado maior que os produtos convencionais. Na mesma ocasião, os agricultores visitaram a agroindústria e degustaram o café fornecido pela propriedade, acompanhando explicações dos processos de torrefação, moagem e embalagem do café.

Biodiversidade
Segundo o chefe do escritório local do Incaper de Paraju, Mario Cesar Ivaldi, as características observadas pelos agricultores advêm de grande respeito à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico.

Um exemplo deste cuidado são os solos cobertos com palhadas ou mato vivo, o trato diferenciado com a lavoura, sem agrotóxicos e adubos químicos, o sistema de colheita é sem o contato dos grãos com o solo e a secagem é feita em terreiro suspenso e sob estufa; possuem lavador e despolpador de fabricação artesanal de pequeno porte, construídos por moradores da região, entre outros.

De acordo com Mario Ivaldi este sistema de produção é novidade para a maioria dos agricultores da região, já que são poucos os que trabalham com o sistema orgânico. “Ainda existe um processo rudimentar de colheita do café e isso é limitador para se atingir um produto final com alta qualidade”, contou.

Segundo ele, o Incaper de Paraju preconiza processos voltados para a agroecologia, com maior preservação do meio ambiente e saúde humana, com a adoção de práticas mais sustentáveis e viáveis economicamente. “Seguimos o pensamento da agregação de valor à produção agrícola, seja com a obtenção de um produto primário com maior qualidade, seja pela obtenção de subprodutos, por meio das agroindústrias”.

Para ele, “a intenção é formar disseminadores deste conceito, formadores de opinião perante as suas comunidades e pioneiros no processo”, completou.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures