ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acre vai plantar mais 800 hectares de café em 2015

PRODUÇÃO

EM 15/12/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
Foto: Gleilson Miranda/Secom
Foto: Gleilson Miranda/Secom


Fim de ano se aproximando, Natal às portas, mas o programa de fortalecimento da cafeicultura, tocado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), não para. O secretário adjunto José Reis e equipe técnica acertaram os últimos detalhes com produtores de mudas que venceram a última licitação para entrega, entre fim de dezembro e início de janeiro, de 1,2 milhão de mudas de café “conilon”.

No total, em 2015 serão plantados 800 hectares de café, mas a meta é atingir quatro mil hectares com a cultura, para que em 2018 o estado atinja a autossuficiência.

Na primeira fase, em outubro de 2013, foram distribuídas 380 mil mudas, que geraram o plantio de 220 hectares, tendo sido atendidas 178 famílias em seis municípios – Manoel Urbano, Sena Madureira, Rio Branco, Acrelândia, Capixaba e Brasileia. Segundo o coordenador do programa, agrônomo Rômulo Brando, esse café, plantado em janeiro de 2014, já está dando sua primeira safra, adiantando a safra em um ano em relação aos estados do Sudeste do país. “É resultado da diferença do solo e do clima”, informa.

O agrônomo Sérgio Mendonça é proprietário de um viveiro de mudas na Vila Acre e diz que a classe recebeu com grande satisfação o programa de fortalecimento de cafeicultura. “Estamos crescendo junto com o programa e ampliando o viveiro em alguns setores”, acrescentou. Ele é responsável pela produção de 990 mil mudas para a continuidade do programa. Suas instalações permitem a produção de 350 mil mudas de café, mas podem ser ampliadas para produzir 1,8 milhão.

Ele se anima ainda com a perspectiva de fornecimento de outros tipos de mudas, por saber que o governo prometeu investir no plantio de mamão, coco e outros. Mendonça trabalha também com frutíferas e plantas ornamentais. Ele tem cerca de 1 milhão de mudas dessas plantas, podendo atender com pronta entrega para programas de paisagismo ou de implantação de pomares.

Por Por Flaviano Schneider/ Agência de Notícias do Acre
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO ANTONIO DUTRA GILES

PANCAS - ESPÍRITO SANTO

EM 17/12/2014

A precocidade dessas lavouras é de fato algo admirável, [..."plantado em janeiro de 2014, já está dando sua primeira safra"...]. Isso pode ser um grande diferencial em favor do fortalecimento da cultura na região, Visto que em nosso estado, produções consideráveis são alcançadas apenas a partir do 2º ano subsequente ao plantio.     
CLESIO BARRAGAM URTADO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2014

Muito bom unica cultura que consegue trazer riquezas para qualquer municipio do nosso pais onde tem cafe tem prosperidade e muito emprego

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures