ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Perigos fitossanitários norteiam estudo para suspensão de importação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) declarou nesta quinta-feira (21/5) que enviou estudo técnico elaborado pela Comissão Nacional do Café à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A suspensão da autorização para importar café do Peru foi publicada na edição desta quinta-feira (21/5) no Diário Oficial da União.

De acordo com a CNA, a autorização para a importação de café arábica do Peru, trazia riscos especialmente em relação às culturas do cacau e do cupuaçu. A análise da CNA apontou que o café pode ser o principal veículo para disseminação do fungo Moniliophthora roreri, causador da monilíase do cacaueiro, doença que ataca as culturas do cacau e cupuaçu, existente na maioria das regiões produtoras de café do Peru.

A suspensão, no entanto, vale até que a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do Peru (ONPF) apresente ao governo brasileiro um plano de trabalho consistente, a ser aprovado pela Defesa Sanitária brasileira. O documento das autoridades peruanas terá de conter informações sobre a produção, pragas e tratamentos fitossanitários adotados por aquele país, bem como medidas de mitigação de risco de envio de pragas no comércio internacional do café.

Em seu balanço semanal desta sexta-feira (22/5), o CNC lembrou que a medida de suspensão ainda não é definitiva. “Recordamos que essa medida foi importante, porém não definitiva, haja vista que não somos favoráveis à futura possibilidade da permanência de importação do café peruano”, pontou o presidente executivo da instituição, Silas Brasileiro.

Elevado risco fitossanitário
O estudo da CNA destaca três pontos fundamentais que embasam a preocupação dos produtores brasileiros em relação à autorização anterior de se importar café do Peru. O primeiro deles é o elevado risco fitossanitário às culturas do cacau, café e cupuaçu devido à existência em terras peruanas da praga monilia e de outras doenças ainda não existentes no Brasil.

De acordo com o Plano de Contingência de Moniliophthora roreri, instituído pelo Mapa por meio da Instrução Normativa nº 13/2012, a disseminação do fungo de uma área infectada para área não infectada ocorre principalmente pelo transporte de frutos infectados, material vegetativo e embalagens contendo esporos do fungo, como a sacaria de café, por exemplo. A disseminação natural dos esporos ocorre pelo vento, cursos de água, insetos, animais silvestres, dentre outros fatores. Atualmente, o Brasil ainda permanece como área livre de M. roreri.

FAEMG
Segundo o presidente das Comissões de Cafeicultura da FAEMG e da CNA, nosso colunista Breno Mesquita, a suspensão é fruto de intensa mobilização do setor nos últimos dias. “Não podemos dar a questão como encerrada. Continuaremos acompanhando os desdobramentos, realizando novos estudos técnicos e participando ativamente para evitar que haja nova liberação”, afirmou o diretor da FAEMG.

Impacto econômico
No início da semana, Breno Mesquita havia criticado a abertura brasileira ao grão peruano, lembrando que, além do risco de trazer novas pragas às lavouras brasileiras, provocaria grave impacto econômico ao país: “Não há nada que justifique essa importação, que prejudicaria seriamente um setor produtivo que sempre teve enorme importância para nossa economia. Somos o maior produtor mundial de café, com mais de um terço de todo grão produzido no mundo. Se nossa produção supre o mercado em quantidade, qualidade e variedades, é no mínimo um contrassenso liberar a entrada de um produto que canibalizaria a geração de milhares de emprego e de renda em nosso país”, criticou. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures