ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais elege nova diretoria

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) tomou posse na última terça-feira (25/11), em Belo Horizonte. Roberto Simões, à frente da Federação desde 2005, foi reconduzido ao cargo, desta vez para o triênio 2015/2017. A chapa única foi eleita com uma aprovação que somou 99% dos votos válidos.

Na nova formação, Breno Mesquita (colunista no CaféPoint) assume o cargo de Primeiro Diretor Tesoureiro, cargo que antes era ocupado por outra personalidade muito conhecida pelo setor do café em Minas Gerais, João Roberto Puliti, ex-presidente do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), que passa a ser assessor especial da presidência. Breno Mesquita acumula, ainda, o cargo de presidente das Comissões Técnicas de Café da FAEMG e da CNA.

Foto: Divulgação/ FAEMG
Breno Mesquita durante a cerimônia de posse da nova diretoria da FAEMG 
 Foto: Divulgação/ FAEMG

Participaram da cerimônia, entre demais representantes do setor, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho e a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a senadora Katia Abreu.

Na ocasião o governador destacou a importância do agronegócio para Minas Gerais e para o país. “Temos um terço do PIB mineiro composto pelo agronegócio, que emprega também 20% da população ativa em nosso Estado, além do que, o PIB do agronegócio mineiro representa 13% do PIB do agronegócio nacional. Portanto, com esses números e com esses dados, podemos bem avaliar a importância do setor”, afirmou.

A FAEMG foi criada há 63 anos, é a principal entidade de representação do setor agropecuário mineiro, que responde por 50% do café, 33% do leite e 10% dos grãos produzidos no Brasil, além de ter a maior produção nacional de florestas plantadas. Neste ano, o valor bruto da produção agropecuária mineira deve superar R$ 46,4 bilhões.


PERFIL ROBERTO SIMÕES
Produtor rural, Roberto Simões nasceu em Paraopeba, na Região Metalúrgica de Minas Gerais. Formou-se engenheiro agrônomo em 1965, na UFV (Universidade Federal de Viçosa). Em 1970, obteve o título de Magister Scientiae (Mestre em Ciências) em Economia Rural, também pela UFV.

Além de presidir o SISTEMA FAEMG, é presidente do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae – função que deixa neste final de ano - e vice-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Sua atuação foi além das entidades, tanto que Roberto Simões recebeu importantes insígnias, entre elas as medalhas JK e da Ordem do Rio Branco.

Trajetória
Iniciou sua vida profissional na Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais, como diretor-geral do Centro de Estudos Rurais, entre 1966 e 1974. No período de 1974 a 1977, foi diretor substituto do Condepe (Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária). De 1977 a 1978, foi coordenador geral da Cepa/MG (Comissão Estadual de Planejamento Agrícola de Minas Gerais).

Em 1978, admitido para chefiar o então Departamento de Estudos Econômicos da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões começava não apenas uma nova etapa em sua vida profissional, mas uma história de lutas em defesa da classe rural mineira.

Assim, em 1990, foi convidado pelo pecuarista Gilman Viana Rodrigues para compor a diretoria da FAEMG, cargo no qual permaneceu até 2005. Em 1994, assumiu também a Superintendência do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que iniciava seus trabalhos no estado.

Com sua atuação, Roberto Simões recebeu da classe rural todo o apoio para se eleger presidente da FAEMG, em 2005. Ao mesmo tempo, assumiu a presidência do Sebrae-MG (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais). Reelegeu-se para a presidência da Federação, para os períodos 2008-2011, 2012-2014 e, agora, para o triênio 2015-2017.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures