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Faemg cobra política de longo prazo para o agronegócio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2014

1 MIN DE LEITURA

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O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, disse que falta uma política de longo prazo para o agronegócio nacional. 'Temos planos de safra anuais que deveriam ser plurianuais, pensando mais no longo prazo. Precisamos de mais planejamento, de ministros da agricultura mais técnicos, menos políticos, e que fiquem mais tempo nos seus cargos', declarou, em entrevista após o lançamento da Semana Internacional do Café 2014, na sede da entidade.

Ele citou como exemplo a perda registrada na produção agrícola do Estado devido à estiagem. 'O governo disponibilizou uma linha emergencial para os (produtores) atingidos. Qualquer ajuda é bem-vinda, mas o valor ainda é pouco e há muita burocracia para se conseguir acesso ao crédito', disse. 'Temos que ter políticas mais preventivas e avançar na modernização da produção - aqui em Minas, os principais itens são o café e o leite. O governo federal está muito lento nessas iniciativas.'

Para Simões, não há problema algum em vender commodity no exterior, já que hoje a produção nacional agrega tecnologia, mas é preciso trabalhar melhor a imagem do produto brasileiro. Segundo ele, o setor de café mineiro busca agregar valor à produção, trabalhando com certificação de origem, categoria gourmet, orgânicos, pronto para o consumo, para melhorar a rentabilidade do produtor. 'Temos que verificar como podemos recuperar o fluxo de caixa do produtor, atender os cafeicultores, com, por exemplo, linhas de crédito a juros menores', disse.

A Faemg, o Sebrae e a Café Editora anunciaram nesta terça-feira, 22, a segunda edição da Semana Internacional do Café, a ser realizada entre os dias 15 a 18 de setembro, em dois pavilhões do Expominas. De acordo com os organizadores, a expectativa é de 14 mil visitantes de 25 Estados e mais de 30 países, 15% a mais do que na edição do ano passado; R$ 85 milhões de negócios diretos e indiretos na feira de negócios 9º Espaço Café Brasil, ante R$ 70 milhões de 2013; R$ 1,8 milhão em vendas diretas entre produtor e comprador nas rodadas de negócios; mais de 150 compradores de café verde nacionais e internacionais e 200 amostras de café verdes recebidas ante 160 amostras de 2013.

Reportagem Agencia Estado

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