ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Drawback de café de volta às discussões

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
Foto: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora
Foto: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora

Após anos na gaveta, a análise de risco necessária para que as empresas de café solúvel que atuam no país possam importar a espécie robusta do Vietnã para compor os blends de suas próprias exportações foi finalmente concluída. Os técnicos responsáveis identificaram o risco de entrada no Brasil de pelo menos uma praga presente no país asiático caso seja oficializada a liberação.

A praga em questão é o besouro Trogoderma granarium, que ataca grãos armazenados e costuma ser bastante resistente a inseticidas e sobreviver longos períodos sem alimento. Não há data definida para que a análise seja publicada no "Diário Oficial da União", o que depende de uma análise jurídica que ainda não foi concluída e terá de ser para permitir uma eventual aprovação. Mas o aval continua a não depender só de fatores técnicos, já que encontra forte resistência entre os produtores brasileiros - principalmente os do Espírito Santo, que lideram a produção doméstica de robusta.

Bem mais antiga do que o pedido de análise de risco do produto do Vietnã, feito em 2010 pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), a polêmica sobre a possibilidade de as empresas desse segmento fazerem drawback continua inabalável. A Abics sustenta que gostaria de contar com essa opção em momentos de escassez de matéria-prima no Brasil, mas o fato de o país ser o maior produtor e exportador de café do mundo - ainda que sua força seja concentrada na variedade arábica, de melhor qualidade - sempre esvaziou a discussão nesse sentido e manteve a porta fechada.

Mas, como cerca de 85% do café solúvel é composto pela espécie robusta, normalmente de pior qualidade e mais barata que o arábica, a Abics não desiste de pressionar pela liberação da importação de café verde - e o drawback é um mecanismo que conta com isenção de impostos, o que o torna ainda mais atraente do que sugerem as condições de mercado.

Jefé Ribeiro, chefe da divisão de análise de risco de pragas do Ministério da Agricultura, afirma que, caso a importação do produto vietnamita seja aprovada, será recomendada a fumigação dos grãos com produtos químicos na origem, por conta do riso identificado. E, mesmo que a Agricultura libere a importação, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) poderá impor tarifas para "proteger" os produtores do país.

"Não queremos criar problemas para a produção brasileira", diz Roberto Ferreira Paulo, diretor-executivo da Abics. Ele argumenta, contudo, que, com o drawback, o Brasil poderia ampliar suas exportações de café solúvel, que perderam competitividade nos últimos anos. Segundo Ferreira Paulo, vários países, inclusive produtores de café - como o Equador -, importam matéria-prima para abastecer a indústria de café.

De acordo com Ferreira Paulo, praticamente em todos os anos há insuficiência de matéria-prima para a indústria de solúvel no Brasil. Em 2014, não, mas por causa da desova de estoques. A colheita de robusta deverá alcançar 12,3 milhões de sacas de 60 quilos nesta safra 2014/15 no país, 13,5% mais que em 2013/14, segundo a Conab. Cerca de 3 milhões de sacas são destinadas ao solúvel. O produto também entra em misturas com o arábica em cafés torrados e moídos - o volume pode chegar a 10 milhões de sacas, a depender da disponibilidade - e há exportações do grão verde. Em 2013/14, foram 1,9 milhão de sacas, conforme o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).


Por conta da "disputa" sinalizada por essa divisão, o Vietnã não é o único fornecedor de robusta a atrair a atenção das empresas de solúvel do país. A mineira Café Bom Dia, por exemplo, já protocolou pedidos para que sejam realizadas análises de risco dos cafés verdes de Indonésia, Colômbia, Peru e Etiópia, segundo o Ministério da Agricultura. A que envolve o produto da Indonésia está avançada e já foi enviada para consulta da Organização Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) daquele país.

Segundo Sydney Marques de Paiva, presidente do Café Bom Dia, para a empresa, que produz torrado e moído, é preciso ter acesso a matérias-primas de outros países para atender à demanda de supermercados no exterior por "blends" com cafés de outras origens, não somente do Brasil. Ele acredita que as discussões sobre a importação da commodity ainda vão amadurecer no país. "Vão entender que é bom, principalmente se a importação for de café de qualidade". E reconhece que, no momento, a mobilização em torno do tema é pequena.

Se depender dos cafeicultores, tudo ficará como está. “Somos radicalmente contrários", diz Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), que representa produtores e cooperativas. Mas Brasileiro afirma que a entidade é favorável a um estudo para avaliar a necessidade de realização de drawback. Na sua opinião, há matéria-prima suficiente para a indústria. "Se a indústria crescer, o país pode aumentar a produção [de robusta] em dois anos", disse.

De acordo com o dirigente, o drawback poderia desestimular o produtor brasileiro. E uma boa forma de apoiar o segmento de solúvel é avaliar medidas como financiamento para a indústria quando houver desequilíbrio entre os preços doméstico e internacional da matéria-prima, por exemplo.

Apesar de o assunto já ter sido discutido várias vezes em reuniões do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC), que reúne todos os elos do setor, Brasileiro observa que a Abics até agora não apresentou um projeto convincente sobre a necessidade de realizar o drawback. Já Ferreira Paulo, da Abics, rebate, dizendo que já foram apresentados muitos estudos.

Brasileiro lembra que, no passado, já houve mobilizações de produtores contra a importação. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) mostram que o Brasil fez, até hoje, apenas uma importação pontual de café cru. Foram 21,6 toneladas, em 2005, que podem nem ter tido finalidade comercial.

Reportagem Valor Econômico/ por Carine Ferreira

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures