ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Deputado pede prorrogação de dívidas feitas com recursos do Funcafé

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2016

2 MIN DE LEITURA

2
0
Da redação

No último dia 29 de junho o deputado federal Evair de Melo (PV/ES) acionou o Conselho Monetário Nacional (CMN) para autorizar as instituições financeiras, que operam crédito agropecuário com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), a também renegociar e prorrogar as parcelas vencidas ou que vencem agora em 2016.
Em contato com instituições financeiras que oferecem operações de crédito agropecuário, o deputado afirma que recentemente muitas atenderam às solicitações e tomaram medidas emergenciais para a prorrogação das parcelas e dívidas de crédito agropecuário, operado com recursos próprios. Entretanto, em casos de instituições que atuam fortemente com recursos do Funcafé é preciso aguardar, já que as operações dentro do Fundo só podem entrar nesse "pacote", caso haja autorização do CMN.

"Banco do Brasil, Banestes, Bandes e Sicoob/ES estão atentos, compreenderam a gravidade da situação e as enormes dificuldades financeiras enfrentadas pelos produtores rurais capixabas, em razão das fortes estiagens dos últimos anos. Agora falta essa flexibilidade com os recursos do Funcafé, que possui volume significativo nas operações de crédito", destacou o deputado Federal Evair de Melo, que aguarda o posicionamento do Conselho.
O Funcafé, criado pelo Decreto-Lei nº 2.295/86 e estruturado pelo Decreto nº 94.874/87, se destina ao desenvolvimento de pesquisas, ao incentivo à produtividade e à competitividade dos setores produtivos, à qualificação da mão de obra e à publicidade e promoção dos cafés brasileiros, nos mercados interno e externo, priorizando as linhas de financiamento para custeio, colheita, estocagem e aquisição de café, entre outros instrumentos de política agrícola.

Espírito Santo
Uma das principais preocupações do deputado capixaba é com os produtores de café conilon do seu estado, que enfrentou uma de suas mais extensas secas em 2015 e 2016. Na condição de maior produtor de café conilon do Brasil e segundo dos cafés com um todo, o estado do Espírito Santo é um grande tomador de crédito rural com recursos do Funcafé, com mais de 65 mil propriedades rurais cafeicultoras localizadas em praticamente todos os municípios do interior capixaba. Cerca de 40% de toda a renda rural capixaba é oriunda da cafeicultura.

“Contudo, todo esse patrimônio está ameaçado pela mais grave estiagem da história do Espírito Santo. As perdas agrícolas são significativas em todas as principais atividades agrícolas do Espírito Santo, e estão estimadas em cerca de R$ 2 bilhões nestes dois últimos anos-safra, somente na cafeicultura. E ainda, os efeitos da seca nas lavouras redundarão também em decréscimo na safra de 2017”, frisou Evair.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO JORGE OLIVER

IRAQUARA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/09/2016

É importante incluir também neste projeto a região da Chapada Diamantina na Bahia que tem financiamentos com vencimento em 2017, decorrentes de custeios feitos e que tiveram frustração de safra, inclusive com declaração de estado de emergência por conta da seca na época.
JOÃO CARLOS BUSSULAR

ESPÍRITO SANTO

EM 05/07/2016

Parabéns Deputado, uma iniciativa nessa direção só poderia nascer de quem tem origem e formação no setor agrícola, sua atitude enobrece ainda mais o cargo público e o mandato que ocupa representando de forma positiva os seus eleitores. Tenho acompanhado de perto o sofrimento dos agricultores capixabas, muitos deles, perdendo mais de 70% da colheita esperada para a safra 15/16 e também 16/17. O momento reque de todos os lados o exercício constante de estudos e diálogo, credores e devedores devem conversar e juntos encontrar a melhor forma de fazer a travessia, não está sendo fácil da forma como está, mas se distanciar dos problemas e dos compromissos assumidos só pioram as coisas, disposição, boa vontade e como disse, muito diálogo para resolver as equações postas à mesa, no meio disso tudo existe um contrato, não tem como evitar essa agenda. João Carlos Bussular.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures