ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Stephanes: estoques de café devem voltar aos países produtores

POR JULIO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, chega para participar da Ficafé 2009

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, recebeu o título de Cidadão Honorário de Jacarezinho durante abertura da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná - Ficafé. Stephanes agradeceu a homenagem, ressaltando que "há injustiça em se homenagear as autoridades, e não os milhões de agricultores que contribuem para a efetiva melhora da sociedade". Durante discurso, Stephanes frisou que defende o interesse dos agricultores mesmo que isso venha contra o interesse de outros ministérios ou o próprio governo.

Segundo Stephanes, foram considerados itens prioritários de sua gestão: investimentos em pesquisa e tecnologia - de acordo com o ministro, investe-se mais em pesquisa e tecnologia hoje em dia no Brasil, que é líder em tecnologia e pesquisa em agricultura tropical; defesa sanitária - quando assumiu, havia problemas sanitários pendentes com o Japão, China, União Europeia, EUA, Chile, que foram resolvidos; comércio internacional - Stephanes citou a criação de adidos agrícolas em países estratégicos, o que o Itamaraty nunca havia aceitado antes; logística e infraestrutura; questão de fertilizantes - Brasil é altamente independente da importação de fertilizantes; e Meio Ambiente.

"Quando assumi o Ministério, minha agenda foi mostrar a importância do setor agrícola brasileiro para o Governo: um quarto de todo alimento exportado no mundo vem do Brasil, entretanto a Agricultura não tem participação nas decisões nacionais", reivindicou.

"O Brasil é o país mais ecológico do mundo. Um terço das florestas originais do Planeta estão no Brasil. As ONGs ambientalistas, financiadas pela União Europeia, cobram reflorestamento do Brasil quando deveriam estar lá, onde há apenas 0,01% das florestas originais... A Amazônia vai desaparecer sim. Não em função do desmatamento, mas por causa da emissão de gases poluentes na atmosfera desde a Revolução Industrial", atacou o ministro. Pra que incomodar estados já consolidados na agricultura com Reserva Legal? Isso não tem nenhum efeito sobre emissão de gases do Efeito Estufa. Oitenta por cento das emissões desses gases são de responsabilidade de apenas 5 países: EUA, UE, China, Japão e Rússia", desabafou.

"Se não pudesse plantar em várzeas, a civilização egípcia não teria existido, nem o Japão, que só pode plantar em várzeas", declarou o ministro, revoltado com as diretrizes do Código Florestal Brasileiro.

O ministro também reconheceu falhas de sua gestão e confessou não ter sido competente por liberar crédito na hora errada ao cafeicultor, apenas depois da colheita, e prometeu corrigir a falha neste ano agrícola. "O Brasil é o maior produtor de café do mundo, mas não forma preço. Os estoques hoje estão com os exportadores ou nos países importadores. Por isso o governo vai retirar do mercado 10 milhões de sacas, para trazer os estoques de volta aos países produtores, e com isso, melhorar os preços do café", prometeu o ministro.


Stephanes: "a homenagem é para os milhões de agricultores que contribuem para a melhoria da sociedade"


Stephanes: "defendo o interesse dos agricultores mesmo que isso vá de encontro ao interesse de outros ministérios"

Leia também:

PR: Ficafé revela potencial dos cafés do Norte Pioneiro

Autoridades discutem qualidade e marketing do café

Equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures