ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor debate estratégias mundiais para próximos anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/09/2010

1 MIN DE LEITURA

0
0
De 20 a 24 de setembro, países produtores e consumidores de café de todo o mundo estiveram reunidos na 105ª Sessão do Conselho Internacional do Café em Londres. O objetivo foi discutir questões mundiais ligadas ao café e o plano estratégico da Organização Internacional do Café - OIC para os próximos anos, após entrada em vigor do novo Acordo Internacional do Café. A gerente-geral da Embrapa Café, Mirian Eira, participa da reunião como membro-representante da Embrapa na Delegação Brasileira.

Em relação à pesquisa em café, dois temas se destacam na pauta da sessão do Conselho da OIC: a discussão pelo Comitê de Avaliação de Projetos da OIC - do qual o Brasil é membro - dos projetos de pesquisa internacionais a serem financiados pelo fundo de commodities e as repercussões do novo Acordo Internacional. O segundo assunto em debate é o início do projeto internacional de genoma do café, da qual a Embrapa tem participação estratégica.

O projeto de sequenciamento do genoma do café recebeu apoio de delegados e membros da iniciativa privada de diferentes países. Desta discussão também participou o pesquisador da Embrapa, Alexandre Amaral, que está atuando no Labex Europa sediado no Reino Unido, Rothamsted Research.

Acordo Internacional

O Conselho da OIC deliberou a prorrogação da vigência do Acordo Internacional do Café - AIC de 2001 até 25 de setembro de 2011. O novo Acordo, discutido e aprovado pelo Conselho em setembro de 2007, entrará em vigor assim que o requisito de dois terços dos países produtores e dois terços dos países consumidores ratificarem o documento.

No Brasil, o Acordo foi assinado e aguarda a ratificação pelo Congresso Nacional. A nova versão, entre outras medidas, altera a estrutura institucional da OIC, com a extinção da Junta Executiva e a criação de três novos comitês: de Finanças e Administração; de Promoção e Desenvolvimento de Mercado; e de Projetos. Esses órgãos terão a função de auxiliar o Conselho Internacional do Café, autoridade máxima da OIC, no exercício de suas atribuições.

As informações são da Embrapa Café, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures