ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor de café aguarda aprovação de produto para combate à broca

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/03/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O setor de café aguarda a aprovação em caráter emergencial de um produto substituto ao endossulfam para o controle da broca. No último dia 13, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria que estabeleceu emergência fitossanitária em Minas Gerais, maior produtor nacional da comodity, devido ao baixo nível de capacidade no combate à broca. A expectativa é que o governo publique em breve portaria com a aprovação emergencial do ciantraniliprole, da DuPont.

Em agosto do ano passado, foi proibida a comercialização do endossulfam no país, até então o principal produto de controle da praga e único com eficácia, segundo produtores e pesquisadores.

Marcelo Okamura, diretor de marketing da DuPont Proteção de Cultivos, estima que a aprovação emergencial saia até a próxima semana. De acordo com ele, a molécula ciantraniliprole foi descoberta pela multinacional nos Estados Unidos e estudada nas estações experimentais desde 2004. No Brasil, o produto começou a ser testado nos cafezais na safra 2008/09, com bons resultados. O defensivo é diferenciado, com perfil toxicológico dentro dos limites de tolerância estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), diz o diretor da companhia.

Depois de feito o registro do produto em caráter emergencial, será necessária a importação do ciantraniliprole. Como a infestação do inseto causador da broca ocorre de janeiro a março, período de desenvolvimento dos frutos, a primeira aplicação do produto se faz necessária entre novembro e dezembro e, uma segunda, em fevereiro e março. Dessa maneira, a expectativa é que o produto poderá ser utilizado no fim deste ano para o controle da praga no ciclo 2015/16.

Okamura, porém, disse que o registro emergencial será apenas para Minas Gerais. Em paralelo, a estimativa é que saia depois o registro para uso geral, para todas as regiões produtoras. A DuPont submeteu o registro do produto no país em julho de 2011, para 38 culturas. A expectativa é que a aprovação geral do produto saia no próximo ano, diz Okamura.

O ciantraniliprole já é comercializado para o combate à broca do café na Colômbia desde o ano passado. Mas para uso em outras culturas, o produto já foi lançado em outros países, como Argentina, México, Estados Unidos, conforme Okamura.

Sem um produto disponível, a broca poderá ter uma incidência muito maior, diz Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional de Café (CNC). Brasileiro afirma que, sem a declaração de emergência fitossanitária em Minas Gerais, a aprovação do produto substituto ao endossulfam levaria de três a quatro anos.

O presidente do CNC explica que a broca incide todo ano, em todas as regiões produtoras, na cultura do café e é resíduo dos frutos que ficaram no chão. Porém, dependendo da infestação, pode trazer prejuízos à produção porque diminui o peso do grão e o mercado externo não admite o recebimento de grãos “brocados”, considerados defeitos graves.

Na avaliação de Brasileiro, a incidência da broca não é alarmante atualmente, “com níveis controlados de infestação”. Ele estima que a praga nesta safra 2014/15 provocará uma queda de apenas 2% no rendimento da produção.

Marcelo de Pádua Felipe, coordenador técnico estadual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais, disse que a infestação da broca foi intensificada com as chuvas na colheita do ano passado, pois os grãos que caíram no chão e que não foram recolhidos tornaram-se substrato para o inseto. A proliferação da broca deverá afetar a qualidade do produto, avalia, embora a Emater não tenha estimativa de como está a infestação.

As informações são do Valor Econômico
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures