ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Semana Internacional do Café discute impacto das mudanças climáticas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/09/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os desafios da pesquisa para convivência com o aumento da temperatura na produção de café foram discutidos nessa segunda-feira (9) durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. Os pesquisadores da Epamig, Régis Venturim e Gladyston Carvalho, apresentaram ações da pesquisa agropecuária com relação a café e clima, durante o Workshop Mudança Climática - Uma nova realidade para o café.

O pesquisador Régis Venturin apresentou a representantes de diversos países a experiência da pesquisa agropecuária mineira em adaptar variedades de café e o manejo para cultivo em áreas até então consideradas inaptas para a cafeicultura, como o Norte de Minas Gerais. “Na região do Jaíba no Norte do estado, aproveitamos a área por meio da irrigação. Quebramos o paradigma de que não é possível produzir café em áreas quentes”, afirma Régis.

Segundo Gladyston, a pesquisa tem buscado informar e gerar novas tecnologias para que a cafeicultura se mantenha nas regiões tradicionais. “Nos próximos 20 anos o cenário mostra uma contínua expansão da produção para localidades de clima mais frio do nosso estado. A estratégia é aprimorar a adaptabilidade do café em regiões mais quentes e secas, para que no futuro, se preciso, possamos transportar essas tecnologias e garantir a cafeicultura em região tradicional, como o Sul de Minas”, conclui Gladyston.

O gerente-geral da Fundação Hanns R. Neumman, Michael Opitz, também falou sobre diversas ferramentas construídas para ajudar o cafeicultor familiar a enfrentar as mudanças climáticas na cadeia do café. “Esse trabalho é pioneiro porque é realizado por meio de uma articulação entre empresas privadas e instituições públicas como a EPAMIG”, diz. A disseminação dessas ferramentas tem ocorrido em associações de cafeicultores familiares nos municípios do Sul de Minas, como Perdões, Santo Antônio do Amparo, Lambari, São Francisco de Paula, Ribeirão Vermelho e Cana Verde.

As informações são da Agência Minas, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures