ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

República Dominicana sofre com baixa produtividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/01/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ainda que o preço esteja em alta nos mercados internacionais, os pequenos e médios produtores de café da República Dominicana não encontram a forma, ou melhor, os recursos para aumentar a produtividade de suas plantações, que se encontram deficientes e velhas. Segundo os levantamentos da Concafed (Confederação Cafeeira Dominicana), nos cafezais do país que não pertencem às grandes empresas, a idade média das plantas oscila entre 30 e 50 anos, e a produtividade por hectare varia entre 25 e 30 libras apenas.
Para verificar a baixa renda basta observar que nas propriedades dos industriais a produtividade chega tranquilamente a 250 libras por hectare. "A produção foi melhor que a do ano passado, porém não conseguimos nada muito expressivo. As altas dos preços realmente trazem benefício, porém a produtividade pequena impede de conseguirmos lucros efetivamente melhores", explicou Rufino Herrera, produtor e presidente da Concafed.

Segundo Codocafé (Conselho Dominicano do Café), a produção do país é de aproximadamente 500 mil quintais (383,3 mil sacas) por ano e fica sob a responsabilidade de cerca de 50 mil famílias que se distribuem nas regiões cordilheiras central e setentrional, assim como nas serras de Neiba e Bahoruco.

O Codocafé indica que 76% da produção de café do país fica no próprio mercado local e o restante é comercializado em grandes mercados externos, como Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Japão, além de outras ilhas do Caribe, sendo que tais ilhas já adquirem o produto processado, ou seja, torrado e moído.

Para março, o preço de referência na bolsa de Nova Iorque chegou a superar os 235 dólares por quintal, situação que não será de todo aproveitada pelos dominicanos e por seus limitadíssimos estoques do produto. "Não há dúvida. Necessitamos renovar as plantações. E para isso reclamamos maior apoio. Os produtores não podem atuar sozinhos, já que o problema é grande por demais", assegurou Rufino Herrera, que solicitou que as autoridades locais aproveitem a motivação dos preços altos para criar políticas para o segmento, já que o café é um grande gerador de emprego.

Recentemente o Codocafé e o Ministério do Meio Ambiente fecharam um acordo para promover o café e permitir que os produtores pudessem ser contemplados em serviços ambientais, conforme uma lei existente no país. De acordo com a norma, os cafeicultores devem receber incentivos monetários para proteger a fauna e os recursos hídricos dominicanos com cultivos que mantêm nas regiões montanhosas.

As informações são da Agnocafé, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures