ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualicafé: ferramentas para melhorar qualidade do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2010

7 MIN DE LEITURA

2
0
Realizado no dia 26 de maio, em Patrocínio/MG, o Qualicafé, evento organizado pela Fundação Café do Cerrado, reuniu especialistas do setor para apresentarem ferramentas para o aperfeiçoamento da produção de cafés de qualidade e cafés especiais. O CaféPoint participou do evento, acompanhando todo conteúdo transmitido.

Cléia Junqueira, barista do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo, expôs o aumento do consumo de café no Brasil e a importância do profissional Barista, dizendo que o consumidor brasileiro de café está mudando seus hábitos, aumentando o consumo principalmente fora de casa. Consumidores da classe C, de 15 a 25 anos, aumentaram seu consumo na ordem de 242% de 2003 a 2009, além de estarem variando as marcas de café, possibilitando a percepção da parte organoléptica (aroma, sabor residual, etc.) da bebida.

Um grande avanço em termos de qualidade foi conseguido através do PQC - Programa de Qualidade do Café da Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café. Uma das finalidades do Programa é informar a qualidade do café que está sendo vendido (tradicional, superior ou gourmet), além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado por cada marca e com isso escolher o sabor que mais agrada. Hoje, 182 empresas possuem selo Tradicional, 80 empresas o selo Superior e 92 empresas o selo Gourmet.

Ao tratar de café espresso, Cléia afirma que para uma xícara de espresso perfeita o café tem que ser de altíssima qualidade, devendo ser superior ou gourmet (nota de 6 a 10), além ser necessária uma boa máquina, bom moinho, moagem adequada e a atuação de um bom barista. O barista vive em busca da xícara perfeita.

Cléia comentou que muitas vezes esse profissional é responsável por:

- Aumentar as venda: uma vez que o cliente volta mais vezes à cafeteria depois de ter gostado da bebida que tomou;
- Aumentar o consumo: maior chance de novos negócios no futuro;
- Fidelizar o cliente;
- E aumentar o lucro do empreendimento.

Processamento pós colheita

Para abordar a questão da tendência do processamento pós colheita de café arábica no Brasil, Reymar Coutinho de Andrade, gerente de negócios da Pinhalense Máquinas Agrícolas, falou sobre a origem da produção de café, quando os grãos eram colhidos a mão, preparados em terreiros de terra e, além disso, havia excedente de mão-de-obra e baixa exigência em qualidade pelo comprador.

Depois de um tempo os cafés naturais passaram a ser processados, a receber mecanização no terreiro e a secagem passou a ser associada a secadores mecânicos. O foco de secagem era apenas extrair água do grão, época em que as pessoas buscavam secar café o mais rápido possível, ficando em quantidade e não em qualidade. Com isso, a produção de café natural ganhou volume, até que se buscasse um diferencial para a produção de café no Brasil.

Surgiu então a técnica de despolpamento, que não conseguiu se desenvolver e alavancar no mercado, seguindo então para a fase do cereja descascado (CD). No início do processo tudo era difícil, havia resistência do mercado que dizia que o descascamento estragava o café. O mercado não pagava nada por esse tido de café.

A mudança começou com a valorização na qualidade, através de concursos, associações e premiações. Os concursos da illy e o Cup of Excellence foram os precursores em qualidade. Daí então os produtores começaram a se interessar por esse tipo de produção e investiram no CD que possuía maior valor agregado. Depois disso os produtores perceberam que conseguiam agregar ainda mais valor se tomassem cuidados extras no pós colheita.

Hoje o Brasil descasca o cereja, o passa e o verde, e é o único país com potencial e velocidade em adaptar seu processo às exigências do mercado.

Além disso, está havendo uma mudança no perfil de comercialização. O produtor passou a ser exportador e agora vende cafés preparados, em micro lotes especiais e com maior qualidade no mercado interno.

Outra mudança se refere a exigência do mercado. Atualmente os compradores e consumidores querem mais qualidade. A BM&FBovespa mudou seu contrato em função disso. Daqui pra frente a tendência é as exigências por qualidade aumentarem ainda mais.

É a hora da valorização do café brasileiro?

Fazendo um convite à reflexão, João Ferreira Júnior, trader de cafés especiais da Expocaccer, começou sua palestra falando que a demanda por qualidade está crescendo e o Brasil está em evidência, sendo que o CD brasileiro é o alvo.

A Colômbia e países da América Central estão com escassez de cafés de qualidade e o Brasil tem capacidade para substituir os mercados que eles atendiam. Além disso, tem havido aumento de consumo de espresso, o que exige cafés naturais de qualidade e CD, oportunidade novamente para o Brasil.

Segundo Júnior, o Brasil produz cerca de 5 milhões de sacas de CD, estando pronto para fornecer esse produto com escala e continuidade. Em 2013 a situação da Colômbia e países centrais terá se normalizado, mas o Brasil já terá entrado no mercado.

Em relação a oportunidades e posicionamento do mercado, a Starbucks está entrando no mercado brasileiro, há possibilidade de entrega de cafés brasileiros na bolsa de Nova York e a illy está com crescente demanda por cafés de qualidade superior. Por isso é a hora de o Brasil entrar e preencher essa lacuna.

O café nunca esteve tão na moda. Segundo Júnior, para quem quer café bom, pode chegar. "É a nossa hora, é a oportunidade que precisamos para entrar nos blends dos cafés mais valorizados e emplacar o café brasileiro", finalizou ele.

Qualidade na visão do marketing

De acordo com Paulo Henrique Leme (PH), consultor em marketing estratégico no agronegócio café pela P&A Marketing Internacional, a qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores, ou seja, é percebida através da expectativa e percepção do consumidor.

PH deu um exemplo de como isso se aplica mostrando a figura de dois automóveis: um fusca velho e uma Ferrari. De acordo com sua explanação, o proprietário do fusca tem expectativa baixa de que seu carro suba um morro e se isso for conseguido ele terá percepção alta, não havendo "lacuna" de qualidade pois seu objetivo foi atingido. Já o proprietário da Ferrari tem expectativa de um carro perfeito. Se encontrar um furinho no banco sua percepção de qualidade será horrível. Nesse caso há uma lacuna: expectativa alta e percepção baixa. Isso mostra como a qualidade do produto é percebida pelo consumidor.

Passando isso para o café, o consumidor internacional tem uma expectativa em relação ao café brasileiro e quando recebe outro tipo de café desaprova. "Esse paradigma em relação aos cafés do Brasil tem que mudar", afirma PH.

Diante disso, fica claro que se deve saber qual a expectativa de seus compradores, qual a percepção de qualidade deles, como deixar a percepção igual a expectativa e por fim o mais difícil, como elevar essa relação expectativa/percepção.

Em sua tese de mestrado, PH trabalhou estudando o Programa de Qualidade do Café (PQC) da Abic, uma evolução do selo de pureza, pois pureza não significa qualidade de bebida.

De acordo com ele, há um modelo dos 3 pilares da qualidade que é uma forma de compreender melhor a complexidade do tema "qualidade". O Sinal de qualidade, ou seja, aquilo que o consumidor vê, pode ser um certificado ou uma marca. Desse modo, existe uma disputa na mente do consumidor para saber quem transmite melhor a qualidade, um certificado ou uma marca. É claro que os 2 podem caminhar juntos, mas normalmente, a marca reflete o poder da indústria e o certificado, principalmente a indicação geográfica, remete o poder à produção.

Para entrar e ficar no mercado o agente tem que saber as tendências de mercado, definir posicionamento estratégico e fazer marketing para agregar valor ao seu produto.

PH apresentou as principais tendências mundiais no agronegócio café, na ponta do consumidor como: o espresso, máquinas domésticas, o solúvel, os cafés especiais e os cafés certificados.

O espresso é a forma de preparo que mais cresce no mundo e onde se tem maior garantia de qualidade. As máquinas domésticas estão levando a venda por dose para dentro de casa. O solúvel possui praticidade e baixo custo, sendo porta de entrada para os mercados emergentes. No caso dos cafés especiais, o preço é 2 a 5 vezes maior que café de supermercado, porém tem crescimento persistente. É nesse último mercado que há grande oportunidade para o Brasil.

Para que o Brasil se insira no mercado da melhor forma possível, primeiro é necessário saber onde o Brasil pode estar, onde quer estar e como deve se posicionar. Como num boneco de neve, em que a base está o café comercial, em maior quantidade, no corpo estão os cafés diferenciados (Starbucks, Illy, Nespresso, Dunkin´ Donuts e Mc Café) e na cabeça os cafés especiais, acredita-se que a maior oportunidade é o crescimento do corpo do boneco.

Diante de outros países concorrentes, o Brasil é o que menos investe em marketing, como já citado acima. O Brasil possui 14 regiões produtoras, excelentes cafés de diversos sabores, porém ninguém lá fora sabe disso.

A certificação de origem, como o Café do Cerrado, permite rastreabilidade, garante origem e transmite características emblemáticas. PH afirma que o Brasil é a maior fonte mundial de cafés sustentáveis mas precisa divulgar isso.

"Qualidade não anda sozinha, é precisa fazer qualidade e vender qualidade". Para isso é preciso criar seu próprio mercado, seu espaço, nicho e marca.

Ele finaliza dizendo que para a promoção dos cafés brasileiros no mercado internacional é preciso colaboração entre os agentes (produtores, associações, cooperativas, certificadores e exportadores) e não competição.

Em breve divulgaremos o conteúdo discutido em debate. Aguarde!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO TARABAL

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 07/06/2010

Prezado Edson...em nome da organização - Fundação Café do Cerrado agradecemos seu comentário positivo sobre o Qualicafe. Sera sempre bem vindo em nossos encontros. Abraços.

Juliano Tarabal
EDSON SEIDI KOSHIBA - PLENO CORRETORA - PATROCINIO

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - TRADER

EM 01/06/2010

Tive a grata satisfação de participar desse evento (Qualicafé) e agregar novos conhecimentos nesse mundo tão fascinante do café. A cada dia e cada ano que se passa tenho a certeza que o Brasil será por muito tempo o maior produtor de cafés do mundo com qualidade e quantidade. Tenho notado também nesses meus 28 anos de café, que o Brasil hoje é um grande fornecedor para o mundo de cafés especiais e também de cafés diferenciados pela diversificação de ofertas de vários tipos de cafés (altitude, região, clima, variedades, sabores, fragância e aromas). Tenho certeza que em breve seremos além do maior país produtor o maior país consumidor de cafés (cafés de qualidade vale ressaltar). Parabéns a todos que organizaram esse evento e ao Cafépoint pela ótima matéria publicada para informação e esclarecimento de todos amantes da cafeicultura.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures