ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais os fatores que mais interferem na qualidade da bebida do café?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2012

MENOS DE 1 MIN DE LEITURA

20
0
O leitor do CaféPoint Marcos, produtor de café, de Vila Velha, Espírito Santo, enviou uma carta solicitando ajuda para saber quais os fatores na produção que mais interferem na qualidade da bebida do café. Abaixo leia a carta na íntegra.

"Por favor, me ajudem nessa questão: quero produzir um fruto de café que possa ter todas as boas características para que na secagem eu possa ter um excelente café. Nos lugares que li sobre o assunto vejo que são plantios em propriedades com altitudes bem mais elevadas que a minha, que está a 650 metros. Gostaria de saber quais dos fatores abaixo mais interferem na qualidade da bebida do café (fruto maduro antes da secagem/beneficiamento):

a) Variedade: algumas variedades influenciam mais nas melhores características de bebida que outras?
b) Altitude/Temperatura: a mesma qualidade de fruto pode ser obtida em 500 metros ou acima de 1000 metros ?
c) Faces de plantio: lavouras que pegam mais sol proporcionam melhor bebida?
d) Espaçamento: o adensamento prejudica a qualidade da bebida?
e) Adubação/Nutrientes: algum nutriente (N-P-K e micros) tem ligação direta com a qualidade da bebida?

Agradeço a ajuda,
Marcos
Sitio Alegre-ES."


Participe contando a sua experiência e contribua com a dúvida do leitor!

Equipe CaféPoint

20

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNA GUAITOLINI ALVES

EM 26/02/2018

Ola !MARCOS CHARLES UHLIG. Terias como Me enviar fotos do seu terreiro coberto!Obrigado! Zap (33)988321371.Obrigado!
JOSE EDUARDO BICUDO

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/08/2017

Boa tarde!

Quais os fatoressão determinantes para uma lavoura de café? Além da altitude, a nutrição pode influenciar? A falta de magnésio pode ser a causa? (bebida do café)
JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/02/2012

Sr. Guinoazzolini, com relação à adubação de 20.05.20 ou nitrogênio puro na última adubação está ligado à carga pendente e quantidade de potássio que a área em questão se apresentava, e quanto foi colocado nas 3 adubações anteriores. Não existe receita de bolo, a lavoura é quem diz para nós sua necessidade, e ainda temos uma condição de colocar potássio via foliar nas últimas aplicações para que ajude numa melhor maturação e o maior número de cereja nas plantas antes da colheita, mas resumindo a necessidade na última adubação está ligado à situação vegetativa da planta, e no caso de ser nitrogênio tentar colocar fórmula adequada a situação, exemplo: sulf. de amônia temos que ver a necessidade do enxofre na área, nitrato de amônia seria um melhor aproveitamento na aplicabilidade, ou Uréia encapsulada é o que temos de melhor no momento nos elementos normais, mas caso queira um produto de mais qualidade pode ser o Nitrabor da Yara pois ele possui cálcio e boro na sua fórmula e os resultados não tem como comparar.
NELSON BRUNI

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/01/2012

Prezado Gino: Realmente chama atenção o volume do cafezal versus o número de empregados. Mas o que mais me chamou a atenção foi a participação efetiva de várias pessoas sobre o problema/consulta originalizado pelo Marcos. Talvez em uma reunião (dentro de uma sala) não teríamos colaborado e aprendido tanto sobre o dia-a-dia para obtenção de café de qualidade. Parabéns à todos que de uma forma ou outra procuraram colaborar com o Marcos, e principalmente a CaféPoint pela coordenação  do citado tema.

Abraços
MARCOS

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/01/2012

Srs. Cafeicultores, muito grato pelos comentários! Pelo que entendi até o momento é que,  em baixa altitude (650 mts) tenho menos chances de conseguir as melhores bebidas (com exceção do colega de Londrina, porém com despolpamento).  Esse ano irei me inscrever em concursos de qualidade na minha região e se tiver uma boa colocação, vou postar aqui agradecendo a todos! Ao chará de Sta Maria, veja com seus funcionários se eles querem fazer um "bico", nos dias de folga lógico. Continuem comentando, acho que ainda tem algum colega cafeicultor com segredo a contar ! Abraço a todos !
Marcos
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/01/2012

Num ano de boa carga, como você viabiliza a colheita com apenas 3 pessoas? É mecanizada, semi mecanizada?  55 mil pés provavelmente te darão mais de 6 mil saquinhos. Lavagem, seca no terreirão, virando o café como manda o figurino, ou secador, que seja... Enfim, gostaria de saber mais sobre esta sua capacidade de otimizar a mão de obra. Obrigado
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/01/2012

Marcos de Afonso Cláudio. Pelas informações que tenho, a região na região de Afonso Cláudio, por mais trato que tenha, dificilmente irá lhe contemplar uma bebida estritamente mole, contenha-se com "apenas mole". Outra coisa amigo, quanto a meeiro não querer fazer colheita seletiva, leve-os para participar de palestras, dia de campo, etc... mas isso quem determina é você que é o dono da propriedade, vá com ele no sindicato e reforme o contrato, faça um aditivo com uma cláusula que obrigue os mesmos a procederem da sua maneira. Na minha propriedade não tenho meeiros, tenho três funcionários que fazem tudo (55 mil pés), desde adubação, roçada, pulverização, colheita, até cuidar da sede do sitio. Na colheita, além dos salários que pago, dou 10% de tudo que é RESULTADO DO CAFÉ para os três dividirem, ficam muito satisfeitos.
GUSTAVO MARTINS STURM

TEIXEIRA DE FREITAS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2012

Bem Marcos, parabéns pela pergunta. Esse tipo de discussão é muito importante para difusão do conhecimento sobre qualidade de café.
Como foi discutido, são vários os fatores relacionados com a qualidade do café, como os genéticos (espécies, variedades), os ecológicos (diferentes condições ambientais onde é cultivado) e o processamento ao qual é submetido (colheita, preparo, secagem e armazenamento).

Como disse o Bruno Manoel, "não existe uma receita de bolo", mas há recomendações. Concordo também com a afirmação do Adelino Thomazini, que, "alguns mercados reconhecem determinadas características como de qualidade e outros não".

Com relação ao seu último questionamento, cafés oriundos de maior altitude têm apresentado superioridade de qualidade de bebida, mas, desde que a sua lavoura seja bem conduzida e o café seja adequadamente colhido e preparado, provavelmente, você terá um café com qualidade superior de bebida.
JOSÉ ROBERTO DA ROCHA BERGAMO

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2012

Sr. Afonso Cláudio, aqui na região de Londrina-PR, estamos enquadrados nesta mesma altitude(650-700), e na maioria das propriedades hoje são com meeiros a dificuldade é generalizada a nível nacional, a falta da mão de obra e a falta de interesse no trabalho rural é enorme pois é mais fácil ficar esperando o governo doar terra de assentamento e manter estes lavoureiros com cesta básica e morando embaixo de lonas na beira das rodovias do que encarar a labuta do dia a dia e comendo do seu suor de cada dia. Mas vamos em frente, é possível sim fazer qualidade no café mesmo nesta altitude, em nossa região conseguimos café com qualidade utilizando o despolpamento do café, e o cuidado em terreiro suspenso e coberto por plástico de estufa, o manejo e os tratos culturais são muito importantes e devem ser feitos com critério e em tempo hábil, os cuidados na lavoura também são essenciais mas os extensionistas podem te ajudar, não deixe passar este momento pois a qualidade está sobrepondo a produtividade.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/01/2012

Enfim meu caro Bruno, é mais fácil ganhar um Oscar ou um Nobel do que fazer um café especial com todos os elementos, vertentes, característica colocadas por você. Faltou colocar o marketing que alguns produtores utilizam para assegurar que seu café é o the best. E também que não pode faltar chuva na granação e nem sol na colheita. Mas, concordo com tudo o que você escreveu.
MARCOS

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/01/2012

Srs. que comentaram até o momento, muito grato ! Gostaria de obter mais respostas inclusive de algum colega que tenha plantios numa altitude parecida com a minha (650/700 mts) . Trabalho em regime de "meeiro" e na roça está cada vez mais difícil a mão de obra, colheita seletiva então eles não querem nem saber !  Então preciso saber, antes de convencer o meu pessoal sobre várias mudanças a respeito da correta secagem, se teremos chances de produzir um "bebida extritamente mole " ou se o nosso limite será mesmo no máximo "duro".
Abraço à todos.
BRUNO MANOEL REZENDE DE MELO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 19/01/2012

Bom, sua pergunta é muito interessante, mas antes de tudo é bom destacar que não existe uma receita de bolo para tal pergunta, tudo vai depender muito do local que você está situado, só para dar uma idéia o microclima local influência na bebida e em outros fatores.

Variedades= sim as variedades influênciam muito na qualidade do produto, isto porque algumas possuem maturação mais uniforme outras não, aspectos que influênciam no produto final. O Catuai quando utilizado pode apresentar boa bebida, mas é necessário fazer uma colheita seletiva ou utilizar processos que separem os frutos nos seus diferentes estágios, isto porque a maturação é bem desuniforme. O mundo novo apresenta uma bebida bem consagrada, isto porque é um descedente do bourbon. Hoje existe um leque de opções quando o assunto é variedades, mas dificilemente você encontrará todas as caracteristicas desejáveis em uma mesma planta.

Altitude= a bebida do café é composta por mais de 1000 substancias, para que todas essas sejam formadas nas proporções desejáveis é necessário várias condições para o sucesso da qualidade esperada, mas de forma geral uma altidude elevada (acima de 1000 metros e uma temperatura amena favorece as condições almejadas), alternativa seria a arborização, que na contramão dificilemente você terá uma produtividade elevada, exige uma grau de tecnologia mais elevado, alto conhecimento técnico e outros fatores.

Face de plantio= é claro que depende da topografia do terreno, mas a adequada seria que a lavoura seja orientada no sentido leste a oeste, para que o sol fique por igual em toda a lavoura, favorecendo os processos de maturação, imprescindível na qualidade do produto.

Adubação e nutrientes= adubação equilibrada possui estreita relação com uma qualidade final superior, sendo estes compostos muito importante na formação de um fruto de caracteristicas desejáveis e responsaveis pela sintese dos compostos que darão origem a frutos de excelente qualidade.

Controle das moléstias tão importante quanto outros fatores mencionados

Colheita= operação fundamental no processo de manutenção da qualidade do produtos, colher os frutos na maior porcentagem de frutos no estádio cereja, ou realizar colheita seletiva; levar estes o mais rápido possível para o lavador, separador e descascador.

Pós colheita= o que proporciona bons resultados na minha região também é o processo que separa, descasca e desmucila o café, processo mecânico, mas que exige um bom operador do sistema, qualidade da água utilizada no sistema, tipo de terreiro. Outro fator é espalhar o café várias vezes ao dia no terreiro, se possível no sentido de maior incidência dos raios solares(observar a sombra refletida no terreiro).

Tem que se ater ao tipo de seca, só natural; natural e artificial (secadores), tipo de tulha, perído de descanso. Existe muitas caracteristicas que levam um café a qualidade final elevada. Também é importante conhecer o mercado que você quer atingir, etc.

Abraços

Boa sorte
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/01/2012

Gino, te enviarei fotos no eu email. Você deve escolher uma area bem ensolarada e que seja mais plana, a fim de não gastar muito com terraplanagem, faça o piso de concreto liso, se for bem compactado o solo pode ser uma fina cama de concreto, faça muretas laterais na altura de 40 cm no minimo, use uma ligeira inclinação para um dos lados de modo que se chover ou entrar agua por acidente a agua escorra para um lado, neste lado não esparrame café colado a mureta, deixe um espaço. Você deve colocar piquetes de concreto ou de madeira nas duas laterais e no meio mais alto. Nas minhas são de 1,80 nas laterais e 3,50 no meio, pode se usar eucalipto tanto como colunas como para a parte estrutural da cobertura. De preferencia usa telhas translucidas (0,50 x 2,44) eu uso plástico filme grosso, já vai para o terceiro ano, mas sei que precisarei trocar ano que vem e a telha é para o resto da vida. Quanto mais queda a cobertura tiver melhor pois não dá aquelas barrigas de agua na cobertura quando chove e não corre o risco de cair com o peso. Na minha de 10 x 50 (500 m2) gastei mais ou menos R$ 10 mil com mão de obra e tudo, mas a madeira eu tinha no sitio. Acho que com R$ 15 mil (com plástico) se faz um belo terreiro.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/01/2012

Há uma divergência entre técnicos e agrônomos sobre qual produto aplicar na última adubação, partindo-se do princípio que a lavoura (alta carga ) já recebeu 3 adubações de 20-5-20. Seria conveniente repetí-la em fevereiro ou entrar com nitrogênio?
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/01/2012

Colhemos café no pano e 3 vezes ao dia trazemos pra o terreirão. Cada lote é lavado e o bóia separado do cereja. Não tenho lavador, é no braço. Tenho secador, de alta capacidade, mas é raro acioná-lo neste sistema de lavagem e seca. Algo que me interessa é ver um terreirão coberto. Alguém aí tem uma foto ou algo parecido ou até mesmo como fazê-lo, que material utilizar etc.
Grato, Gino
EDUARDO CARDOSO VIEIRA

SALVADOR - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/01/2012

Marcos,

Firmando apenas nos itens que você quetiona:
- As variedades influenciam sim. O Bourbon é tido por muitos como a de melhor bebida, mas como é uma variedade mais antiga, de menor produtividade, a variedade mais recomendada para melhor bebida é o catuai.
- A altitude influi sim. Quanto maior, melhor a bebida. Em 500 m você não terá a mesma qualidade que em 1000 m. Uma opção, se necessário, é em altitudes mais baixas implantar arborização.
- Lavouras com maior insolação, poente, influenciam negativamente na bebida.
- O adensamento melhora a bebida.
- Adubação/nutrição - Tem que haver equilíbrio e fornecimento atendendo à necessidade. O que pode ocorrer é que se houver carência/desequilíbrio, o cafeeiro fica suscetível à doenças e pragas que , de forma indireta, vão prejudicar a bebida.

Boa sorte!  
ADELINO JUNIOR THOMAZINI

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 18/01/2012

Marcos,

As características de um bom café podem variar sim de acordo com a Variedade, temperatura, altitude e outros fatores. Porém, não dá pra falar exatamente se a bebida seria melhor ou não. Alguns mercados reconhecem determinadas características como de qualidade e outros não.

Mesmo fazendo essas afirmações que tornam um pouco subjetiva a resposta para o seu questionamento, posso afirmar que existem alguns indícios de fatores que facilitam a produção de cafés de qualidade. Por exemplo a Altitude, as temperaturas médias anuais, o tempo de maturação, etc... Observa-se por exemplo que cafés produzidos em altitudes superiores à 800 m teriam melhores condições para a obtenção de cafés especiais do que à 600m. Sabe-se também que quanto mais se extende o período de maturação, maior o acúmulo de açúcares e compostos que podem favorecer a qualidade do café.

Como você pode notar existe muita coisa para ser estudada e várias hipóteses para serem confirmadas. Isso porque produzir cafés de qualidade é algo novo para o Brasil. Existem muitas pesquisas em andamento e tenho certeza que em breve teremos muitas respostas para essas dúvidas que todos nós temos.
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/01/2012

Chará do ES, também sou pequeno produtor de café de Santa Maria de Jetibá-(ES), acho que fundamentalmente o maior cuidado vai da hora que o café é colhido na planta, até o momento em que você espalha o mesmo no terreiro. Na nossa propriedade, como faço colheita seletiva (passamos duas, três, quatro vezes no mesmo pé) quando o sol está muito forte, eu não deixo o saco na roça da manhã até às 17:00hs, já faço uma leva e o despejo no terreiro antes das 12:00hs. Nossos dois terreiros de 500 m2 são cobertos, mexemos no minimo 10 vezes ao dia, nunca deixamos café na roça de um dia para o outro (este é o primeiro mandamento do cafeicultor!), sempre separamos os lotes de cada dia, e vamos juntando a medida vão chegando a meia-seca, assim fazemos lotes de 5 dias (semana) depois da meia-saca, juntamos e começamos a outra semana, várias vezes nem precisei de secador para pilar o café, mas tem que controlar bastante. Quanto mais maduros, mais rápido espalhar, mas mexidas durante o dia você der e se puder ter um terreiro coberto e ventilado,  fica mais fácil! Abraço!
MARCOS

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/01/2012

Nelson, grato ! porém é exatamente no final do seu comentário que quero me aprofundar, ou seja, na questão Altitude/TemperaturaXEspécie (que estão diretamente relacionadas ). Exemplo: Um catuaí plantado a 650 mts dá melhor bebida ou pior que um catuaí plantado a 900 mts ? (considerando que os dois plantios tiveram o mesmo tratamento e inclusive chuvas regulares ). Abraço, Marcos.
NELSON BRUNI

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 17/01/2012

Tratos culturais; colheita bem feita; levantamento do café no mesmo dia; rodagem do café e outros cuidados no terreiro, etc. (Itens passíveis de serem realizados em qualquer região). Outros, tais como: altitude em função da espécie; temperatura média/ano; chuvas regulares, etc.,também são muito importantes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures