ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projeção da Conab faz café subir 6,8% em NY

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/05/2014

1 MIN DE LEITURA

0
0
As cotações do café fecharam com forte alta ontem na bolsa de Nova York, impulsionadas pela divulgação do segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2014/15 no país - a primeira a levar em conta os efeitos da seca e das altas temperaturas registradas em janeiro e fevereiro. A autarquia projetou uma colheita de 44,6 milhões de sacas de 60 quilos, 8,7% menos que o estimado em janeiro e 9,33% abaixo do ciclo 2013/14.

Na bolsa nova-iorquina, os contratos com vencimento em julho fecharam em alta de 6,84% (1.260 pontos), a US$ 1,968 por libra-peso. Desde o início do ano, os contratos de segunda posição do café em Nova York, normalmente os de maior liquidez, acumulam valorização de 74,24%, conforme o Valor Data.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

A menor colheita estimada se deve à forte estiagem, às podas dos cafezais e à inversão de bienalidade em algumas regiões produtoras, informou a Conab. A projeção da autarquia considera uma alta de 13,49 % na produção de café robusta (conilon) ante à safra 2013/14, para 12,33 milhões de sacas, e uma queda de 15,81% para o arábica na mesma comparação, para a 32,23 milhões de sacas.

O volume de café arábica é muito próximo à projeção de 32,38 milhões de sacas divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nesta semana, observa Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, de Santos (SP). O USDA estimou a produção total do grão no Brasil em 49,5 milhões de sacas, em queda de 8% sobre 2013/14.

Para Rodrigo Costa, diretor da Newedge, a alta na cotação do café arábica - que representa mais de 70% da produção total de café do Brasil - registrada ontem em Nova York apenas recuperou as perdas registradas na última semana. As recentes quedas foram causadas mais por motivos técnicos, explica ele.

Costa avalia que o mercado de café continuará muito volátil até o encerramento da colheita do grão, no segundo semestre. "Qualquer notícia ou dado novo que reforce a perda de produção deverá impactar de forma positiva o mercado".

As informações são do Valor Econômico.
Reportagem de Fernanda Pressinott e Carine Ferreira

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures