ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores levam cafés especiais para Feira de Negócios em SP

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A partir da região sul de Minas Gerais, o café da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) tem conquistado o mundo e inovado o mercado interno com um produto diferenciado: o café gourmet.

Somente no ano passado, o empreendimento produziu 28 mil sacas de café in natura. Desse volume, 70% foram exportados para países como Estados Unidos, Japão e Itália. “Nós somos certificados como orgânicos e temos o Fair Trade, que valoriza o nosso café e nos permite entrar no mercado internacional”, diz o contador da Coopfam, Luiz Silvânio dos Reis Júnior, 28, que participou da Feira de Negócios em Supermercados – Apas 2014, em São Paulo.

Durante a Apas 2014, que ocorreu de 5 a 8 de maio, os agricultores da Coopfam levaram seus produtos ao público, estimado em 70 mil visitantes. O espaço do governo federal durante a feira, organizado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), apresentou o trabalho de seis empreendimentos da agricultura familiar que foram selecionados por meio do programa Brasil Orgânico e Sustentável.

Foto: Germer Porcelanas
Foto: Germer Porcelanas

Mas foi há menos de um ano que a Coopfam investiu em um projeto inovador, passando a industrializar os grãos. “Investimos na industrialização para agregar valor à matéria-prima dos nossos agricultores e manter no mercado interno um café de qualidade superior, tipo gourmet”, conta Luiz. Hoje, a marca Café Familiar da Terra tem três tipos: o orgânico feminino, o orgânico e o sustentável.

A cooperativa surgiu a partir dos esforços de produtores e líderes religiosos do município de Poço Fundo, a 400 quilômetros de Belo Horizonte (MG) para combater a evasão no campo. “Era conhecido como pastoral da terra, onde produtores e lideranças da igreja combatiam o êxodo rural e tentavam melhorar a forma de comercialização do café e a renda dos produtores. Em 1986, foi fundada a Associação dos Pequenos Produtores de Poço Fundo e, em 2003, foi criada a Coopfam”, conta Luiz. Vinte e oito anos depois, o empreendimento conta com 320 famílias cooperadas e mais 30 famílias envolvidas na produção do grão.

Café Familiar da Terra

Fruto da união de 60 mulheres da cooperativa, o café orgânico feminino faz parte das novidades da marca que a Coopfam está apresentando até o dia 8 de maio, no 30° Congresso e Feira de Negócios em Supermercados (Apas), em São Paulo (SP).

“Este é um café produzido em pequenos lotes. A qualidade é diferenciada e, no processamento, fazemos uma torra um pouco mais clara para ficar mais suave. O café orgânico, por sua vez, é cultivado sem agrotóxico e demanda um manejo mais cuidadoso. Por ser totalmente natural a produção é menor. Já o sustentável é o café convencional. Porém, temos uma lista de agrotóxicos que não podem ser usados na propriedade, visando uma melhoria tanto no produto quanto para a saúde do cooperado”, destaca o contador.


As informações são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures