ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção em Minas Gerais cresce 2,66%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/12/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
quilos e encerrou o período produtivo com alta de 2,66%. Os dados do quarto levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostram que no intervalo a produtividade da cultura subiu 2,7%, com rendimento de 26,7 sacas por hectare. O incremento se deve ao manejo correto feito pelos produtores ao longo de 2011, quando os preços do grão ainda estavam lucrativos.

De acordo com os técnicos da Conab, também contribuiu para o aumento da produção a inversão da bianualidade em algumas regiões produtoras, como na Zona da Mata e na Serra da Mantiqueira, na região Sul de Minas.

Apesar do incremento registrado no resultado total do Estado, na região do Cerrado, que inclui o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste, foi registrada forte retração. A safra 2012/13 na área foi calculada em 5,213 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa uma redução de 16,3% quando comparada à safra anterior.

No Cerrado, a produtividade média apresentou uma queda de 16,8%, caindo de 36,9 sacas por hectare em 2012 para 30,7 sacas por hectare neste ano. A área de café em produção teve uma variação positiva de 0,57% em relação à safra passada. Esta redução na safra 2012/13 se deve, principalmente, à bianualidade da cultura.

Zona da Mata

Nas regiões da Zona da Mata, Rio Doce e Central os levantamentos de campo feitos pela Conab mostraram que a produção foi ampliada em 35,5%, somando 8,3 milhões de sacas, quando comparada com a safra anterior. A área em produção para a região foi estimada em 309,59 mil hectares, crescimento de 1,8% em relação à safra passada. A produtividade média alcançada foi de 26,9 sacas por hectare.

O crescimento da produção se deve à bianualidade positiva das lavouras, a melhora dos tratos culturais incentivados pela recuperação dos preços do café, a baixa carga produtiva na safra 2012 e às condições climáticas favoráveis no período pós-floradas, o que promoveu o bom desenvolvimento das lavouras, confirmando as expectativas de uma excelente safra na região.

Segundo dados da Conab, a produção nas regiões Sul e Centro-Oeste de Minas foi estimada em 13,35 milhões de sacas, redução de 3,2% quando comparada à safra 2012. A área colhida foi calculada em 521,18 mil hectares e a produtividade média de 25,6 sacas por hectare.

Os técnicos da Conab ressaltam que a queda na produção, decorrente da bianualidade negativa, foi significativamente minimizada pela boa produtividade das lavouras nas regiões da Serra da Mantiqueira e Centro-Oeste, além da inversão da bianualidade da produção em alguns municípios. No entanto, as chuvas ocorridas a partir do início da colheita provocaram o aumento da derrubada dos frutos com perda de qualidade da bebida devido à fermentação.

Já nas regiões Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri, a estimativa da Conab aponta para uma produção de 776,73 mil sacas, com diferença negativa de apenas 1% em relação à safra anterior. A produtividade média foi de 20,7 sacas por hectare. O déficit hídrico característico da região, aliado à temperatura ambiente elevada, contribuiu decisivamente para prejudicar a produtividade das lavouras não irrigadas.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CafePoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures