ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços do café recuam pelo terceiro ano seguido em 2013

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/01/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
Os preços do café recuaram 20% este ano, amargando a maior queda em uma década para uma sequência de dois anos e exemplificando a luta em alguns mercados de commodities "contra uma avalanche de oferta".

A produção global de café está aumentando, resultado de mais hectares dedicados à cultura e à adoção de plantas mais produtivas e resistentes. Produtores da Colômbia e Etiópia tomaram a decisão de impulsionar a produção há mais de três anos, quando os preços estavam disparando. Agora, o mercado de US$ 6,1 bilhões de futuros de arábica, variedade de sabor suave que é usada principalmente em torras de alta qualidade e representa a maior parte da produção global de café, está às voltas com as consequências desse aumento.

Na segunda-feira, 30, os preços do café arábica caíram 165 pontos, ou 1,42%, para 114,70 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). A menos que haja um rali sem precedentes hoje, o último dia de negociação do ano, o arábica terminará o ano em território negativo, como ocorreu em 2011 e 2012. Os preços do café não caíam por três anos consecutivos desde o início de 1990.

Só desde o fim de 2011, a desvalorização acumulada é de 49%. Essa é a maior queda numa sequência de dois anos desde 2000-2001, quando as cotações recuaram 63%. Muitos investidores abandonaram apostas de alta dos preços e a maioria projeta que as cotações continuarão caindo, de acordo com dados da Comissão de Comércio de Futuros de Commodities (CFTC).

Enquanto isso, os preços de varejo de embalagens de café e café com leite têm se mantido relativamente estáveis, o que significa que torrefadoras e empresas de alimentos foram capazes de capitalizar os custos mais baixos da matéria-prima.

A queda acentuada dos preços do café é o exemplo mais proeminente da situação de excesso de oferta que tem assolado muitos mercados de commodities, pesando sobre os preços e afastando investidores. Empresas de mineração estão aumentando a produção em algumas minas de cobre, agricultores norte-americanos acabaram de colher uma safra de milho recorde, e a produção de petróleo nos Estados Unidos está crescendo. O Índice de Commodities Dow Jones-UBS caiu 8,2% no ano até o momento.

Na temporada que terminou em 30 de setembro, a produção global de café subiu 7,8%, para 144,6 milhões de sacas de 60 quilos, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC). Alguns observadores do mercado acreditam que a produção pode aumentar novamente em 2014. "Eu não acredito que já tenhamos visto a mínima absoluta para os preços", disse Sterling Smith, especialista em futuros do Citigroup. "Há uma forte possibilidade de que teremos produção recorde na nova safra de café." A próxima colheita do Brasil chega ao mercado em junho, pesando ainda mais sobre as cotações. O Rabobank estima que os preços podem cair para 95 cents/lb até o quarto trimestre de 2014.

O Departamento de Agricultura dos EUA prevê que os estoques globais de café aumentarão 7,5% no final do ano-safra 2013/14, para 36,3 milhões de sacas.

A reportagem é da Agência Estado.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ARLINDO GLÓRIA

SANTARÉM - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 06/01/2014

Pela informação acima, sobre a baixa continua do preço do café em grão e da sustentação dos preços do mesmo café, depois de processado pelas torrefações, somos forçados a concluir que,  neste negócio, como em outras comodities, os produtores suportam os prejuizos quando os preços baixam e pouco beneficiam quando os preços sobem. Por outras palavras: "Quando o mar bate na rocha, quem se lixa é o mexilhão"

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures