ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Porto seco registra queda de 96% nas exportações de Varginha - MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Uma queda drástica nas exportações feitas pelo Porto Seco de Varginha, Sul de Minas, foi registrada no primeiro semestre deste ano: 96% menos exportações em relação ao mesmo período do ano passado. Com isto, o café, até então o produto mais exportado pelo Porto Seco, deixou de ser o principal produto de exportação, dando lugar para a ração. Segundo a Receita Federal, o motivo seria a greve dos auditores fiscais no ano passado.

De janeiro a julho deste ano, o Porto Seco de Varginha exportou cerca de U$ 4,535 milhões em mercadorias. No mesmo período de 2012, foram cerca U$ 119,641 milhões. A queda de mais de 96% é resultado de uma mudança no comportamento dos exportadores, que passaram a mandar os produtos direto para o Porto de Santos (SP).

O delegado adjunto da Receita Federal, Saulo de Tarso Castro Pessoa, acredita que o principal motivo para esta mudança seria a greve dos auditores fiscais no ano passado. “A partir de então, os produtores começaram a desembaraçar suas mercadorias diretamente em Santos e deixaram de passar por Varginha”, explica.

O café que deixou de circular pelo Porto Seco de Varginha foi o que causou maior impacto nas exportações na cidade, já que o produto sempre foi a principal mercadoria exportada pelo porto seco. Hoje, as rações se tornaram o produto mais exportado pela instituição, representando 90% de tudo que é exportado no local. Dos U$ 119 milhões exportados no primeiro semestre de 2012, U$ 108 milhões foram em café. Este ano, dos U$ 4 milhões em exportação, o café representa menos de U$ 1,5 milhão.

Segundo o presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais, o volume caiu de 70 mil sacas por mês, para mil sacas. Archimedes Coli Neto explica que mesmo depois do fim da greve dos auditores fiscais, os exportadores de café mantiveram a opção de mandar o produto direto para Santos. “Porque o horário da Receita Federal no porto seco de Varginha foi reduzido”, explica Arquimedes. “Então é complicado porque a estação aduaneira foi criada justamente para facilitar esse caminho, mas ela não funciona no horário em que estamos trabalhando.”

Atualmente, o porto seco em Varginha funciona de 8h às 17h. Os caminhões precisam chegar até às 16h30 para conseguir despachar a carga. No período de maio de 2011 até janeiro de 2013, o horário de atendimento dos auditores fiscais era estendido de 8h até às 20h. O delegado adjunto da Receita Federal disse que os horários do porto seco foram reduzidos por causa da queda na demanda, mas que poderiam ser estendidos caso a procura voltasse a crescer.

Se para a Receita Federal a queda não representa prejuízo, o município e a região devem registrar perdas significativas, segundo Arquimedes. “O problema é o prejuízo para a região, porque com isso, se perde financeiramente e outros serviços passam a ser terceirizados fora daqui”, explica.

O presidente regional do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Minas Gerais, Breno Palhares, espera que com a alta do dólar, as exportações no Porto Seco de Varginha voltem a crescer nos próximos meses. “Se a alta do dólar se firmar, as empresas exportadoras ficam mais fortes, e tudo indica que o dólar vai se manter alto por algum tempo. Com isso, esperamos que no segundo semestre deste ano e início de 2014 essa melhora aconteça.”

Importações

Apesar da queda nas exportações, as importações feitas por Varginha não sofreram grandes alterações no período. Neste primeiro semestre, foram registrados cerca de U$ 315 milhões em produtos importados por empresas da região, contra U$ 381 milhões no mesmo período do ano passado. Pelos valores, as importações representam o maior movimento na estação aduaneira de Varginha.

As informações são do G1 Sul de Minas, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures