ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ONG TNC apresenta oportunidades da produção agrícola sustentável na V Brasil Certificado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/04/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
O papel das organizações socioambientais no desenvolvimento de projetos sustentáveis em propriedades rurais será o grande tema levado pela TNC (The Nature Conservancy) à V Brasil Certificado, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo. A ONG, que exerce justamente esse auxílio a produtores que buscam se adequar a modelos responsáveis, falará sobre as oportunidades e os desafios da certificação agrícola, bem como o crescimento de práticas sustentáveis neste âmbito.

Presente em mais de 30 países, a TNC foi responsável, no Brasil, pela concepção do modelo do sistema de mapeamento e adequação ambiental de propriedades rurais inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O sistema desenvolvido pela TNC, chamado CARGEO, facilita a identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Com isso, é possível orientar de maneira simplificada a regularização de passivos e, quando necessário, a recomposição de áreas desmatadas. Essa ferramenta está sendo utilizada com sucesso em projetos tripartites em estados como o Mato Grosso e Pará.

Outro trabalho importante da TNC é a participação em discussões com organizações como o FSC Brasil (sigla Conselho de Manejo Florestal ou Forest Stewardship Council, em inglês) sobre os critérios usados para a certificação socioambiental, principalmente com foco na conservação da biodiversidade. Além da apresentação de um estande na feira, a organização também fará parte do debate: "Oportunidades e Desafios da Certificação de Commodities Agrícolas", dia 12, no Fórum que acontece paralelamente à feira.

"Um evento sobre certificação ambiental no Brasil é crucial para mostrar ao público em geral, principalmente aos consumidores finais, o que está por trás dos 'selos verdes', a importância de se consumir sustentavelmente, e o reflexo dessa ação no campo e na conservação dos recursos naturais", destaca Giovana Baggio, coordenadora do programa de Conservação em Terras Privadas da TNC.

Já no seu estande, a TNC mostrará ao público alguns de seus projetos de parceria em conservação e ferramentas de planejamento da paisagem, como o CARGEO.

A Brasil Certificado é um espaço onde líderes, formadores de opinião e empresas de todo o mundo promovem e discutem os compromissos com a sustentabilidade. O objetivo é apresentar, através de exposições, debates e outros eventos internos, o crescimento e os obstáculos ainda enfrentados pela certificação. A programação completa do evento pode ser acessada no site: V Brasil Certificado. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição no próprio endereço. A entrada é gratuita.

V Brasil Certificado

Entrada gratuita
De 10 a 12 de abril de 2012, das 13h às 20h
Centro de Eventos São Luís
Rua Luís Coelho, 323 - São Paulo - SP

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures