ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OIC estima demanda mundial de café firme e vê déficit de oferta em 2013/14

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/04/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0
A Organização Internacional do Café (OIC) estima que o consumo mundial do grão continua em expansão e que o ano-safra 2013/14 poderá registrar um déficit entre oferta e demanda. A colheita no ciclo é projetada em 145,7 milhões de sacas, enquanto o consumo foi calculado em 145,8 milhões de sacas no ano civil 2013, conforme relatório mensal da entidade.

A estimativa da OIC para o consumo em 2013 foi a primeira oficialmente divulgada pela entidade e representa um crescimento de 2,7% em relação às 142 milhões de sacas consumidas em 2012. Nos últimos anos, a expansão média chegou a 2,1%, diz a entidade.

Contrariando expectativas, boa parte do crescimento do consumo global de 2013 veio de mercados tradicionais, particularmente dos Estados Unidos.

A demanda nos países exportadores continua a crescer significativamente e deve ter alcançado 44,7 milhões de sacas em 2013, ou 30,6% do total consumido no mundo. Já o consumo nos mercados emergentes, estimado em 26,8 milhões de sacas, ficou ligeiramente abaixo do volume de 2012. Esse recuo poderá ser revisto, uma vez que a maioria dos mercados emergentes considerados não faz parte da OIC e que, portanto, os cálculos para eles são menos confiáveis.

Todavia, a tendência geral continua a ser que os mercados tradicionais registrem declínio em sua participação no consumo global de café, em virtude do crescimento nos países exportadores.

No Brasil, representantes da Abic, associação que representa a indústria no país, estimam que o consumo doméstico poderá crescer entre 3% e 4% este ano, ante uma queda registrada em 2013 de 1,2%, para 20,08 milhões de sacas.

Mesmo com o reajuste do preço do produto no varejo em função da valorização das cotações da matéria-prima, o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz, considera que haverá espaço para crescimento do consumo e que o aumento do preço do café torrado e moído não deve influenciar no orçamento das famílias porque o produto estava muito barato, com reajuste bem abaixo da inflação nos últimos anos.

O diretor da Abic avalia que o crescimento do consumo poderá ser motivado pelo fato de que o café ganhou status especial no segmento de bebidas. "O café virou bebida da moda". Além disso, a melhora da qualidade do café também deverá incentivar o consumo.

Para a Abic, a seca e as altas temperaturas registradas este ano nas regiões produtoras de café não deverão representar risco de desabastecimento para a indústria. Herszkowicz avalia que os estoques atuais e a produção que será colhida serão suficientes para atender ao consumo interno e à exportação. Ele acrescentou que há dúvidas sobre os danos do clima adverso à qualidade dos grãos e que a entidade está preocupada com isso. "Algumas regiões tiveram mais danos, mas não se sabe qual é a extensão disso. Precisamos esperar o início da colheita", afirmou.

As informações são do Valor Econômico
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALDO COSTA RODRIGUES

PLACIDO DE CASTRO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/04/2014

Quer tirar suas duvidas visite fazendas, tem café colhido que gastou 1550 lts/ saca .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures