ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nova fábrica da Nestlé no Brasil abre discussão sobre drawback

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2014

1 MIN DE LEITURA

4
0
Foto: Roberto Seba/ Café Editora
Foto: Roberto Seba/ Café Editora

A possibilidade da instalação da fábrica de cafés especiais da Nestlé no Brasil abre as discussões sobre um tema polêmico, o drawback do café. A empresa faria um investimento de 180 milhões de dólares e plantaria em solo brasileiro três mil pés de café de diversas variedades de outros países.

No entanto, o que mais desagrada os produtores brasileiros é que até o início da produção de cafés diferenciados (que compõem o blend da bebida produzida pela empresa) a Nestlé precisaria importar esses cafés especiais, realizando o chamado drawback: importação de um produto presente no País, o que não é autorizado no Brasil. Porém, o governo já trabalha a ideia de abrir uma exceção à multinacional.

O Presidente da Associação dos Sindicatos Rurais de Café e Leite (Sincal), Armando Matielli, é contra a instalação da fábrica, caso o drawbak seja autorizado. “O valor de 180 milhões de dólares aplicados na fábrica é ínfimo perto da nossa produção. A cafeicultura é totalmente contra a importação de café de qualquer espécie porque nós produzimos hoje no Brasil mais de 200 espécies de cafés que são suficientes para supri qualquer tipo e qualidade desejada”.

Para Matielli, a empresa deve valorizar a cafeicultura do País com treinamentos e investimentos, mas não realizar o drawback. Caso contrário, a instalação da empresa no México seria a melhor opção.

“Se a Nestlé quer produzir o café do jeito que ela exige, ela precisa dar assistência e gerar empregos para os trabalhadores rurais. Plantar café no Brasil é um ótimo negócio, importar café para o Brasil é um péssimo negócio”, disse o Presidente do Sincal em entrevista ao programa Mercado & Cia, apresentado por João Batista Olivi.

Fonte: Notícias Agrícolas // João Batista Olivi // Jhonatas Simião 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JANIO ZEFERINO DA SILVA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/08/2014

Como agregar valor ao café brasileiro sem industrializar aqui?

Já temos as barreiras tributárias e o custo Brasil que prejudicam demais as nossas exportações e preços justos para o produtor, indústria e principalmente para o consumidor.

Essa indústria pode ser o passo inicial na construção de um novo modelo de produção, industrialização e consumo do café pelos brasileiros.
MARCEL INNOCENTINI

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 27/08/2014

Drawback sem limites realmente é inviável. No entanto, se se quiser alterar a pauta brasileira de exportação de café, de café em grão para produtos derivados de café (com muito mais valor agregado), a indústria nacional tem que ser estimulada. De um jeito ou de outro.  Não foram os brasileiros que inventaram que se deve consumir esses blends elaborados a partir de cafés de várias origens. No entanto, estimulado ou não pelas multinacionais com a Nestlè, é esse tipo de café que é demandado pelo consumidor final (não o intermediário).  Tambem não foram os brasileiros que inventaram o café em cápsulas, nem o café descafeinado. Foi a indústria. E a indústria estrangeira. E é para essa indústria, a internacional e não a doméstica, que, se assim continuar, o Brasil vai continuar sendo o grande fornecedor de matéria-prima, por excelência histórica. Mas, se contentar em ser o maior produtor mundial e, apesar disso, não ser o que mais lucra, é um papel que o brasileiro já está acostumado a desempenhar. Não só no agronegócio do café...
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 27/08/2014

Querem apostar que vão

conseguir se instalar aqui com Drawback ou não? Não bastasse a seca danada e vem mais esta!Como dizia minha avó: Uma desgraça nunca vem sozinha,vem sempre com outra pior. Vão comprar café até do Paraguai e regiões vizinhas. Minha sugestão é que abram esta fabrica lá no Vietnam;bem longe daqui! Um abração Matielli e te cuide!
PEDRO CASSELI

ANDRADAS - MINAS GERAIS

EM 26/08/2014

Plantar 3.000 pés de café aqui no Brasil  pra fazer o que ai eles vem importa café do jeito que eles quiserem e a gente fica vendo tudo isso tem que mandar esse pessoal o melhor a nestlé  sumir daqui do Brasil pode ir pro México... já basta esse governo que nois tem aqui.nois caféicutores estamos sofrendo dimais com tudo e a falta de chuva então só problemas para ano de 2015

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures