ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministra do Meio Ambiente diz que será uma aliada da proposta para proteção de APPs globais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu nesta quarta-feira (4/4) que o Governo brasileiro leve uma proposta de preservação mundial das Áreas de Preservação Permanente (APPs) para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, no Rio de Janeiro. A manifestação foi feita durante audiência pública, na Subcomissão Permanente da Água do Senado, que discutiu os resultados do 6º Fórum Mundial da Água, realizado em Marselha, na França. Presente ao debate, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apoiou a sugestão da presidente da CNA e disse que "a senhora tem uma aliada nesta proposta de proteção das APPs globais. Precisamos estimular a proteção e a recuperação das APPs e dos recursos hídricos para garantir a continuidade da produção agrícola", afirmou.

Segundo a presidente da CNA, a proposta de criação de uma APP mundial, apresentada em Marselha pela CNA, Agência Nacional de Águas (ANA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem o objetivo de proteger as margens de rios, nascentes e áreas de recarga de aqüíferos, para garantir a oferta de recursos hídricos e atender ao aumento da demanda por água, diante do crescimento da população do planeta. "No Fórum, vi muitos debates em torno da demanda por água e do desafio da gestão racional dos recursos hídricos. No entanto, discutiu-se muito pouco sobre a oferta de água, que é essencial para a população e para a produção de alimentos. Por isso, pedimos que o Governo leve essa proposta de APP mundial à Rio +20", afirmou a senadora.

Para assegurar a oferta de água no mundo, a presidente da CNA defende que os outros países sigam o exemplo brasileiro de preservação das matas ciliares, na beira dos rios, chamadas no Brasil de APPs, adotando um conceito universal sobre o tema. "Essa é uma exigência do Brasil e chegou em boa hora, mas precisamos que os outros países façam o mesmo", completou. A senadora Kátia Abreu disse, também, que o produtor rural brasileiro prioriza a preservação ambiental, para garantir alimento de qualidade à população brasileira e ao mercado externo, apesar de perder competitividade em relação aos agricultores de outros países. "O produtor brasileiro fica em desvantagem por cumprir a legislação ambiental. Se dermos mil hectares para um agricultor brasileiro e para um agricultor de outro país, o brasileiro não poderá contar com esses mil hectares, porque terá que destinar uma parte da sua propriedade para preservar reserva legal e APP", afirmou.

A presidente da CNA defendeu, ainda, a destinação de recursos do orçamento da União para a realização de estudos sobre as bacias hidrográficas brasileiras, com o objetivo de ajudar a viabilizar a gestão eficiente dos recursos hídricos. "Esse gerenciamento só será possível com estudos sobre a situação dos nossos rios", enfatizou.

Fórum no Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, falou sobre a possibilidade de o Brasil sediar o Fórum Mundial da Água, em 2018. O evento acontece a cada três anos e, em 2015, será realizado na Coréia do Sul. Para o presidente do 6º Fórum Mundial da Água, Benedito Braga, "o grande problema ambiental está nas cidades por causa da poluição dos rios". Desta forma, defendeu melhorias no saneamento nas áreas urbanas para garantir água de qualidade para a população. Já o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, destacou a repercussão da proposta de APP mundial, os avanços no debate sobre a gestão da água e as alianças obtidas pelo Brasil no encontro.

As informações são da Assessoria de Comunicação CNA, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/04/2012

A proposta da presidente da CNA que o Governo do Brasil leve ao Rio + 20 proposta de uma APP mundial protegendo os rios e mananciais em todo mundo, feita na audiência pública da sub-comissão permanente de água do Senado, e que foi apoiada pela ministra do Meio Ambiente Isabel Teixeira, é muito oportuna.

Já é mais do que hora dos ambientalista do mundo se preocuparem menos em criticar o que fazemos no Brasil e se preocuparem mais com o que se faz em seus paises. É hora também dos ambientalistas brasileiros se preocuparem menos em criticar o que se faz aqui e se preocuparem mais com o que se nesses paises. Afinal o Brasil não é panacéia do mundo e não pode sózinho proteger o meio ambiente; é preciso que cada país faça sua parte e que outros paises criem áreas de preservação permanente junto aos seus rios e mananciais.

Parabenizo a senadora Katia Abreu por lançar a proposta e a ministra Isabel Teixeira por apoiar essa proposta.

Marcello de Moura Campos Filho

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures