ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

México: sustentabilidade na produção, mas dificuldades na renda

POR RODRIGO CASCALLES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/12/2007

9 MIN DE LEITURA

0
0
A cafeicultura no México compreende o cultivo de cerca de 480 mil ha de cafezais e a produção média anual tem sido em torno de 4,0 milhões de sacas, com tendência a reduções nos últimos anos, devido aos preços baixos. A região de Vera Cruz produz cerca de 1,3 milhão de sacas, em altitudes entre 500 e 1500 m, em solos naturalmente de boa fertilidade (origem vulcânica), de topografia acidentada e cultivo todo manual, mas pela sua natureza vulcânica, apresentam forte carência de Mg e Boro.

A OCEMG - Organização de Cooperativas do Estado de Minas Gerais - no período de 9 a 18 de novembro de 2007 patrocinou viagem ao México e Costa Rica com o objetivo de conhecer as condições de cultivo, de economia e de organização em 2 tipos de cafeicultura, na América Central e América do Norte. Participou desta viagem um grupo de dirigentes de cooperativas de cafeicultores do sul de Minas, no total de 11 pessoas.

O programa de visitas e contatos no México compreendeu a viagem da Cidade do México para a região de Xalapa, no estado de Vera Cruz, sob a coordenação e apoio do Conselho Regulamentação do Café de Vera Cruz. Foram feitas visitas em 3 fazendas de café - Fazendas de Francisco de La Vecchia, Kassandra e Casablanca - e em 3 usinas de preparo do café pós-colheita, em beneficiamentos úmidos e secos - beneficiamentos Pahsa, de José Luiz Rojos Geo e de Animas, Ansa.

Além das regiões de café no estado de Vera Cruz, são importantes na cafeicultura mexicana os estados de Chiapas, Oaxaca e Guerrero. (ver mapa)


Clique no mapa para ampliá-lo.

Fonte: site www.losmejoresdestinos.com

A cafeicultura naquele país é feita quase totalmente sob sombra, geralmente muito fechada. As propriedades são pequenas (média 1,5 ha), existindo também grandes propriedades (+ 200 ha), estas já mais tecnificadas. O uso de fertilizantes é pequeno e a produtividade média é baixa, (8-10 sacas/ha).

A produção de café compreende cerca de 300 mil sacas/ano de café robusta e o restante de arábica (3,7 milhões sacas), sendo que, nessa espécie, predominam as variedades Typica, Caturra, Híbrido Garnica (menor quantidade) - igual ao catuaí -, Mundo Novo e Catimores (Costa Rica 95 e Azteca Oro).

O México está procurando introduzir um Typica criollo melhorado, e com interesse no Geisha, com tendência a dar prioridade às variedades com maior potencial para qualidade de bebida.

Os cafezais são sombreados por ingazeiras - árvores nativas - e introdução, nos últimos anos, de Grevillea, Cedro Indiano e combinação com Macadâmia (Fazenda Kassandra). No geral a sombra é excessiva, existindo trabalhos, com sucesso, raleando sombra. A sombra fechada torna a lavoura mais auto-sustentável, exigindo menor uso de adubos, porém reduz a produtividade. Existem bons resultados com recepa baixa, em lotes, acoplada ao repovoamento e redução de sombra.

A reciclagem de folhas e outros resíduos orgânicos, oriundos das árvores de sombra, dos cafeeiros e das das ervas daninhas (por roçadas ou uso de herbicidas de contato), trazem um bom nível de manejo ecológico nos cafezais. Mas a ocorrência pequena de broca, de Koleroga, cercosporiose de Phoma e de ferrugem, já está causando prejuízos em cafeeiros mais carregados. O Costa Rica 95 se mostra bem resistente à ferrugem, mas parece apresentar problemas de má qualidade da sua bebida.

O uso de mudas duplas/triplas (técnica introduzida da Costa Rica) e a falta de desbrota, no geral, traz um número excessivo de hastes por planta. Sendo assim, na pós-recepa, deve-se conduzir menor número de hastes, que assim engrossam, produzem ramos laterais maiores, mais produtivos e o fechamento é retardado. No espaçamento mais indicado e observado nas fazendas tecnificadas, de 2 x1 m, deve-se conduzir 2 hastes por planta.

A colheita é manual, parcelada, em 3-4 vezes/safra. Colhe-se o café maduro, com rendimento entre 40 - 80 Kg de café/pessoa/dia. O número de colhedores necessários é grande, em algumas fazendas maiores (300 ha) se utiliza até 1.500 colhedores.

Preparo de café e usinas

Nas 3 usinas de preparo de café pós-colheita visitadas, verificou-se que todas possuíam estrutura/sistema de preparo por via úmida, tendo como resultado, a maior parte de produção de cafés despolpados. As usinas atendem tanto às fazendas dos proprietários como a dos pequenos produtores, que entregam o café em cereja.

O processo começa pela recepção/inspeção em plataformas ou tanques, a qual, em muitas usinas, separa os cafés de acordo com a origem (baixa, média, alta altitude). Segue-se a flutuação do café em tanques/sifão para separar os bóias/chochos e parte dos brocados, o que dá origem a um café de 2ª, ficando os frutos de café que afundam (mais densos) compondo o café de melhor qualidade, estes podendo, ainda, serem separados em bica separadora (por densidade), seguindo para o despolpador (usual de cilindro horizontal) ou vertical (Penagos-colombiano) mais moderno. O café que flutua e/ou o menos denso pode ser destinado a despolpadores de disco.

Uma vez despolpado o café é colocado em tanques de fermentação (18 - 24 h em regiões mais quentes e até 30 - 36 h em mais frias), sendo lavado, bombeado e pré-secado em aeradores de cascata, sob forte fluxo de ar quente (60ºC). Estes aeradores vem sendo mais recentemente usados (em pequena escala) no Brasil. Dos aeradores, o café vai saindo, através do próprio fluxo de ar abaixo da camada de grãos, indo para os secadores - sendo os mais usados os chamados de Guardiola - ou seja, secadores cilíndricos horizontais rotativos, onde a temperatura do ar é usada no nível de 50-70ºC, sendo a seca completada em 24-30 horas. Em alguns benefícios existe a separação (em bica separadora) do café já despolpado e, também, secadores verticais, grandes, para atender aos guardiolas menores.

Não se utiliza qualquer secagem em terreiros, diferentemente do Brasil.

O combustível usado varia, sendo comum a casca do pergaminho, óleo combustível, gás ou lenha, sempre em combinação, para reduzir custos. No benefício chamado de seco, existe o maquinário de descasque, este um sistema cilíndrico, tipo brunidor, seguindo-se a classificação em conjunto de peneiras, depois separação em float-air e finalmente em eletrônicas. O padrão final dos cafés é bom, sem defeitos e, normalmente, de bebida suave.

No final, o preparo/beneficiamento resulta em 3-4 tipos de café: 1 de bóias (flotantes) e 2 a 3 de densidades maiores, nos despolpados. Além disso, em outra região do México (Guerrero) se produz um pouco de café natural (sem despolpar).

Consumo e comercialização

O consumo de café no México é de cerca de 1,2 - 1,5 milhões de sacas/ano, pouco mais de 1 Kg/pessoa/ano. Pode ser considerado um valor muito baixo em relação ao Brasil (4-5 kg/pessoa/ano). No entanto, o aumento do consumo no país é objeto da política do governo. O baixo consumo nas residências, segundo mostrou uma pesquisa, é razão da falta de cafeteiras nos lares, as quais facilitariam o preparo da bebida.

As usinas de grandes compradores (como a ANSA - Esteve Irmãos) se localizam em vários estados e chegam a comercializar 30% do café do México. Elas vem buscando mercados diferenciais de qualidade (semi ou lavado), com atendimento a várias certificadoras e denominação de origem. Elas também possuem departamentos de apoio aos produtores, visando melhoria de qualidade. Possuem, também, fazendas de café (Xalapa, Chiapas e Puebla), com área de 2.500 ha de café. Os equipamentos de preparo são oriundos da Costa Rica/Colômbia e pouco do Brasil (Pinhalense). Para eles, é preciso mudar a tradição para produzir o que o mercado está pedindo.

As exportações do café do México ocorrem, em média, 40% para os EUA e 50% - 60% para a Europa (sendo o frete para a Europa mais barato, pelo retorno de containers vazios). Parte do café para os EUA é exportado via terrestre, sendo pequena parcela de cafés já industrializados (solúvel, descafeinado e torrado/moído).

O conselho regulador de Vera Cruz e a certificação de cafés

O Conselho Regulador de Café de Vera Cruz é uma organização civil, que congrega produtores e usinas, contando com cerca de 2.000 cafeicultores e 40 usinas. Possui 1 conselho diretor e uma direção geral. Sua função principal tem sido a certificação do café por região de origem como "Café de Vera Cruz" - o que já foi conseguido legalmente a partir de 2004 - e que agora tem sido implementado por meio de seus técnicos e com apoio no laboratório de avaliação de qualidade.

As bases para caracterizar a região de origem foram:

- Clima temperado úmido;
- Altitude favorável (750-1500 m);
- Solos vulcânicos;
- Uso de sombra;
- Bom preparo;
- Boa tradição.

Esses fatores em conjunto levam a grãos grandes, de cor verde-azulada, aroma intenso, acidez pronunciada, sabores característicos/especiais - frutas e achocolatados -, bom aspecto de torração e, no final, o objetivo de uma bebida (taça) limpa.

A certificação é feita por meio de 2 setores do Conselho: A UV (Unidade de Verificação) e o OC (Organismo de Certificação). São considerados o meio geográfico, com seus fatores naturais e humanos.

A certificação ocorre tanto para o café beneficiado (verde), como no café torrado (de indústrias), custando US$ 1,50/saca. Compreende 74 municípios, em 9 regiões. Na certificação são considerados o meio físico natural, a conservação de recursos naturais e a condição adequada do trabalho.

O processo de certificação, começa pela inscrição do produtor, a distribuição do manual de boas práticas agrícolas (com as regras). Depois vem as amostragens e visitas de acompanhamento. No laboratório de qualidade são efetuadas avaliações físicas e sensoriais, abrangendo a porcentagem de mocas, cor, rendimentos, umidade, tamanho e forma de grãos, presença de defeitos, grau de torração, perfil de moagem. No sensorial avalia-se aroma, acidez, corpo, maus sabores e aceitação geral.

Considerações finais

1. O café no México, como no Brasil, exige melhor renda para o produtor, para a melhoria nos tratos e maior tecnificação nas lavouras, visando aumentar a produtividade e a qualidade;

2. Os pontos positivos são: a maior sustentabilidade no manejo e na preservação do ambiente, na cafeicultura do México em relação à brasileira, pelos melhores solos e pelo sistema sombreado;

3. O sistema de preparo e a qualidade do café no México, em geral, embora mais custosos, resultam em padrões de cafés melhores que os do Brasil, devendo-se prestar mais atenção às exigências do mercado. A estrutura de certificação é boa e deve ser ampliada no Brasil, devendo ser dirigida a micro-regiões ou grupos (como no México) e não somente voltada para cafeicultores em particular.

4. A cafeicultura familiar, de pequenos produtores, em regiões declivosas, comporta maior uso de mão-de-obra, condição problemática tanto no México como no Brasil. A mecanização das lavouras é a saída em muitas áreas no Brasil, condição que não é possível no México.

5. A organização dos pequenos produtores é deficiente no México. No Brasil as cooperativas têm sido uma boa solução, visando não deixar os produtores diretamente nas mãos dos comerciantes.

6. A cafeicultura do México tem potencial para melhoria tecnológica nos cafezais, através de variedades, sistemas de cultivo e de tratos adequados. A boa produtividade é a base para o menor custo e também para a qualidade do café.

Artigo elaborado a partir das informações do relatório da viagem, enviado ao CaféPoint por José Braz Matiello.

RODRIGO CASCALLES

Eng. Agrônomo (ESALQ/USP) e Executive Coach (Sociedade Brasileira de Coaching). Tem por objetivo contribuir no aumento da sustentabilidade e dos resultados positivos na agricultura.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures