ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Medidas do governo para a cafeicultura resolvem parte do endividamento do setor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2013

1 MIN DE LEITURA

1
0
Parcela expressiva dos produtores de café não será beneficiada pelo novo prazo de pagamento concedido pelo governo para o pagamento de suas dívidas. O período estabelecido para a renegociação das parcelas vencidas e vincendas é de 1º de julho deste ano a 30 de junho de 2014.

É preciso estar atento para o fato de que os novos empréstimos tomados pelo cafeicultor em meio à crise terão vencimento no segundo semestre de 2014, período excluído pelo governo das renegociações. Sendo assim, esses produtores enfrentarão, novamente, enormes dificuldades para pagar suas dívidas.

A situação é grave por causa da desvalorização de mais de 30% nas cotações do café arábica este ano, fato que comprometeu fortemente a renda dos cafeicultores e prejudicou a capacidade de pagamento de suas dívidas. É por isto que, há mais de dois meses, o setor aguardava uma resposta do governo ao pleito da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de suspensão dos pagamentos de todos os créditos rurais da cafeicultura por 120 dias.

A CNA pleiteou a prorrogação dos pagamentos por 120 dias de todas as fontes de operações de crédito rural, para que todos os cafeicultores fossem beneficiados e o estudo de viabilidade econômica da atividade cafeeira fosse concluído. Não foi o que ocorreu.

De acordo com o Conselho Monetário Nacional, a renegociação não abrange as parcelas vencidas e vincendas do Pesa, Securitização, Dação em Pagamento e Dívidas inscritas ou não da Dívida Ativa da União (DAU). Sendo assim, as medidas anunciadas não atendem o pleito da CNA.

Ainda em busca de uma solução para essa questão e ciente da extrema necessidade de um levantamento sobre o real endividamento do setor, a CNA está concluindo um estudo de viabilidade econômica da cafeicultura. O objetivo deste levantamento é possibilitar a definição de propostas estruturantes para que o governo estabeleça uma política de médio e longo prazo que dê sustentabilidade econômica ao setor.

Só a partir de um diagnóstico preciso e detalhado dos fatores que levaram ao endividamento do setor poderemos enfim, governo e CNA, estabelecer propostas que realmente resolvam a questão e garantam renda ao cafeicultor do Brasil.

As informações são da CNA, adaptadas pelo CafePoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANA MARIA MONSEFF BARRETO

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO

EM 03/12/2013

Essa medidas são PALEATIVAS. Como pequena agricultora , por conseguinte com pequena força, sinto que falta dos grandes cafeicultores e cooperativas liderança e firmeza  nas tomadas de decisão e para se impor junto ao governo.Sem essa união vamos caminhar cada vez mais para tras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures