ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Louis Dreyfus quer ampliar presença em café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/12/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Louis Dreyfus Commodities (LDC) planeja mais do que dobrar sua movimentação de café no Brasil nos próximos quatro anos, o que vai exigir novos investimentos na estrutura logística dedicada ao produto.

De acordo com o diretor de supply chain da LDC, Octavio Pires, a multinacional deverá originar em 2011 perto de 1,5 milhão de sacas da commodity no Brasil. A expectativa é que esse volume atinja a casa de 4 milhões de sacas até 2015.

Apesar da safra menor, reflexo de um ano de baixa produtividade no ciclo bianual do café, as exportações do grupo devem crescer 13% neste ano, para 1,1 milhão de sacas. A expectativa é manter o ritmo de expansão em 2012. "Em quatro a cinco anos, vamos dobrar os embarques de café do Brasil", estima Pires.

Ao todo, a LDC movimenta cerca de 9 milhões de sacas de café em todo o mundo, volume que a coloca entre as três maiores tradings do mercado cafeeiro global. Atualmente, a commodity responde por 5% da receita da companhia. Segundo Pires, a maior parte do aumento de volume esperado para os próximos anos virá do Brasil, que ainda possui uma "posição tímida" nos negócios de café da companhia - a trading também quer aumentar sua originação em Vietnã, Colômbia e Indonésia.

Por isso, a LDC prepara uma série de investimentos com o objetivo de estruturar sua cadeia de fornecimento. "Eles podem vir de diversas formas, via greenfields [novas estruturas], aquisições e joint ventures", afirma Pires. Mais do que expandir sua capacidade, pondera o executivo, a multinacional quer aumentar o controle sobre as etapas de recebimento, armazenagem e transporte do produto, reduzindo a participação de parceiros nesse processo.A empresa não revela qual é a participação de terceiros hoje, tampouco a meta para os próximos anos, por considerar a informação "estratégica".

Segundo o executivo, os investimentos vão permitir à empresa melhorar sua gestão em questões relacionadas à qualidade, prazos e estoques. "Vive-se bem sem isso quando se tem uma operação pequena, mas não quando se tem planos agressivos de crescimento".

A LDC não revela quanto pretende investir na empreitada, mas deu seu primeiro passo no mês passado, com o anúncio da construção de um armazém próprio no Espírito Santo, onde já atua há 20 anos, no município de Nova Venécia. A estrutura vai consumir R$ 15 milhões e possibilitar à companhia quintuplicar sua capacidade de armazenagem na região, de 50 mil para 250 mil sacas. Atualmente, a LDC opera na região apenas como comerciante e utiliza um armazém alugado.

O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon (robusta) do país, com uma colheita próxima de 11 milhões de sacas na última safra. A variedade responde por 40% de todo o café originado pela LDC no Brasil. Nos últimos anos, observa Pires, o Estado registrou ganhos expressivos de produtividade, com o uso mais intensivo de tecnologias no campo, o que criou novas oportunidades para investimento na infraestrutura do café.

Quase toda a produção do Espírito Santo é absorvida pelo mercado interno, mas Pires não descarta que, no futuro, o Estado possa se transformar em um exportador regular da commodity - oferecendo uma alternativa ao Vietnã, maior produtor global de café robusta. "Não adianta achar que faz sentido nutrir esse sonho enquanto não tivermos safras com excedentes exportáveis e competitivos, mas queremos estar preparados para quando isso acontecer", afirma o executivo.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures