ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Júri Nacional do Cup of Excellence 2013 inicia trabalhos na Semana Internacional do Café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/09/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, a relação dos profissionais de prova e classificação que farão parte do Júri Nacional do 14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2013. O concurso tem por objetivo eleger o melhor café arábica produzido por via úmida (cereja descascado ou despolpado) nesta safra. A organização é feita pela BSCA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Os profissionais foram aprovados no teste de seleção realizado na BSCA, em Varginha (MG). A prova foi aplicada por Silvio Leite, presidente da Agricoffee, empresa especializada em qualidade de cafés, e consultor da ACE, ONG responsável pela metodologia e pelos trabalhos internacionais do concurso Cup of Excellence nos 10 países produtores onde é realizado (Brasil, Burundi, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Ruanda). O desempenho dos candidatos foi encaminhado para a avaliação de Paul Songer, chefe do controle de qualidade do Cup e um dos membros fundadores da ACE, responsável pela definição dos aprovados.

Dentre os 35 inscritos, 13 formarão a comissão julgadora: Christian Sarrassini Pontes (SMC - Comercial e Exportadora de Café), Douglas Cal Martins (BSCA), Elder Moscardini (Café Moscardini), Elias Generoso (3 Irmãos Corretora de Café), Gilmar Reis Cabral (Capebe), João Jarduli (Atlântica Coffee), Julio Aparecido da Silva Ferreira (Mogiana Assessoria em Cafés Especiais), Junior Pereira (Internacional Armazéns Gerais), Lucas Emanuel de Araújo (Cocarive), Luciana Sturba (Grenat Cafés Especiais), Luiz Paixão (Matas de Minas Specialty Coffees), Ueliton Valdir dos Santos (Cafebras) e Wellington Pereira (Cocarive).

PRÉ-SELEÇÃO NA SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
A partir do próximo domingo, 8 de setembro, os 13 juízes iniciarão os serviços de pré-seleção dos lotes inscritos no concurso, fase que se estenderá até a quinta-feira, dia 12, e será realizada em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café. Considerada como um dos principais eventos da cafeicultura mundial, a Semana abrangerá a rodada de reuniões do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), as festividades do cinquentenário da entidade e o 8º Espaço Café Brasil, feira internacional que a BSCA realiza em parceria com a Café Editora.

Os mesmos profissionais serão responsáveis pela avaliação das amostras dos cafés classificados para a fase nacional, prevista para a semana de 30 de setembro a 4 de outubro, na sede da BSCA, em Varginha. Os dois juízes que tiverem melhor avaliação pelo sistema informatizado, que leva em consideração as notas dadas em todos os quesitos e as relaciona com as avaliações finais de cada amostra, serão convidados para integrar o júri internacional. Essa comissão determinará, entre os dias 7 e 11 de outubro, na sede da União Recreativa Cultural e Atlética (Urca) de Carmo de Minas (MG), os lotes para a disputa do leilão do Cup of Excellence 2013.

O 14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2013 é realizado em três etapas. Na pré-seleção, é feita a triagem das amostras recebidas, a fim de eliminar grandes defeitos físicos e sensoriais. Na fase nacional, acontece a análise de um segundo exemplar retirado pela organização do concurso dos lotes que passaram pela triagem, e a seleção daqueles cafés com nota mínima de 85 pontos, em uma escala de 0 a 100, cuja avaliação é feita considerando tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Na fase internacional, os juízes – incluindo os dois melhores brasileiros – vindos de América do Norte, Ásia e Europa avaliarão os cafés selecionados na fase nacional, dos quais os que novamente receberem notas superiores a 85 pontos vão ao concorrido leilão via internet.

A edição 2013 do Cup of Excellence Early Harvest é patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam), da CarmoCoffees, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

SERVIÇO
14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2013
Até 03/09/2013: recebimento das amostras de cafés despolpados ou CD.
08 a 12/09/2013: pré-seleção dos lotes enviados, em Belo Horizonte (MG).
30/09 a 04/10/2013: fase nacional, em Varginha (MG).
07 a 11/10/2013: fase internacional e cerimônia de premiação (11/10), em Carmo de Minas (MG).
27/11/2013: leilão dos lotes de cafés vencedores.
27/01/2014: pagamento dos cafés comercializados no leilão.
Mais informações: (35) 3212-4705 / 3212-6302 / info@bsca.com.br

As informações são da BSCA, adaptadas pelo CafePoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures