ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Investigação aponta amostras de café impróprias para consumo em MG

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

Em monitoramento do café industrializado no estado de Minas Gerais, maior produtor do grão no País, o Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), concluiu que 30,7% de 241 amostras analisadas são impróprias para o consumo. O produto apresentou o maior número de denúncias e não conformidades do segmento de alimentos em 2013.

A investigação, que avaliou amostras café torrado e moído fabricado em Minas Gerais em 2014 e 2015, verificou a presença de elementos estranhos, impurezas, sedimentos, sujidades, larvas e parasitas. Além disso, o Procon-MG avaliou a contaminação do café pela Ocratoxina A – substância que contém propriedades carcinogênicas, nefrotóxicas, teratogênicas, imunotóxicas e neurotóxicas.

Gráfico: Procon - MG
Gráfico: Procon - MG


O estudo do Procon-MG verificou amostras entre marcas que fazem parte do programa de autorregulamentação promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café – Abic, e torrefações não participantes. “Apesar de a adesão do fornecedor ao programa de autorregulamentação promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café não ser garantia absoluta de qualidade do produto, a probabilidade de se encontrar um café de baixa qualidade com o Selo da Abic é bem menor”, pontua o relatório.

Irregularidades
A principal irregularidade encontrada foi a presença de impurezas – cascas, paus e outros elementos provenientes da cultura do café. Das amostras analisadas, 27,8% foram consideradas impróprias para o consumo na avaliação desse item.

Gráfico: Procon - MG
Gráfico: Procon - MG


O cenário se mostrou agravado nos resultados das análises da Ocratoxina A. Segundo o monitoramento, das 212 amostras avaliadas nesse quesito, 4,2% foram classificadas como impróprias para o consumo por conterem elevado índice da substância.

Além da Ocratoxina A e das impurezas, foram encontrados elementos estranhos à cultura do café – como o milho – em 2,1% das amostras avaliadas. De acordo com o levantamento, em alguns casos, os elementos estranhos atingiram 6,04% do peso total do produto. A adição de milho no café, em qualquer quantidade, é considerada adulteração.


ABIC
A Abic informou na manhã desta quinta-feira (29/9) que junto ao Sindicato da Indústria de Café do Estado de Minas Gerais - Sindicafe-MG foram os que mais encaminharam denúncias aos Procons e Ministério Público de Minas Gerais desde 2010, para informar sobre as irregularidades. "A Abic não comunga com a fraude no café, que deve ser puro como exigência mínima de qualidade", diz Ricardo Silveira, presidente da Associação.

A Abic mantém desde 1989 o Programa de Autorregulamentação do Selo de Pureza, que coleta e analisa 3.000 amostras de café por ano, denunciando as marcas irregulares e penalizando as associadas que forem detectadas impuras. "Felizmente, das 12 marcas denunciadas pelo Procon-MG como sendo participantes do Programa do Selo de Pureza, 6 (seis) delas já foram excluídas da ABIC, enquanto outras 2 (duas) já estão respondendo a processo por impureza", informa o presidente da Abic. O processo é feito internamente e dá direito a defesa e contra prova por parte das marcas reprovadas.

A investigação
O coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Fernando Ferreira Abreu, explicou que todas as marcas que apresentaram irregularidades estão sendo processadas administrativamente no âmbito do Procon-MG, com o objetivo de retirar os lotes impróprios do mercado e melhorar a qualidade do produto nos lotes futuros. De acordo com o promotor, também há a previsão de aplicação de multa administrativa pelo órgão de defesa do consumidor.

Os processos administrativos tramitam nas Promotorias de Defesa do Consumidor das áreas produtoras. O Procon-MG informou que possibilita o agendamento de perícia de contraprova, caso os fornecedores contestem os resultados. Para ver os resultados do monitoramento realizado pelo Procon-MG, e as 74 marcas analisadas que continham impurezas acima do limite legal, clique aqui.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures