"Vemos no mercado brasileiro uma grande oportunidade de desenvolvimento agora e no futuro", afirma o presidente da Sara Lee do Brasil, Dantes Hurtado Júnior.
A unidade da Sara Lee em Jundiaí, a segunda no País, emprega inicialmente 230 funcionários diretos, gerando cerca de 600 empregos indiretos na região, segundo o gerente de Promoções e Eventos, Paulo Sergio Mero. A empresa tem no Brasil cerca de 1.200 funcionários.
O presidente da Sara Lee do Brasil explica que a Sara Lee Cafés, que tem sede em Chicago, nos Estados Unidos, reafirma seu interesse em aplicar no País, onde acredita em grande potencial de crescimento, especialmente no mercado de produtos de consumo.
"Nosso investimento vai gerar, ao lado de produtos de alta qualidade, empregos e renda para todos os envolvidos em nossa cadeia de produção", enfatiza Hurtado Júnior.
A nova unidade brasileira faz parte do plano mundial da empresa de investir em mercados emergentes, que considera prioritários, garantindo ao grupo estrutura industrial própria para ser o maior produtor do mundo de café torrado e moído.
A Sara Lee é líder no mercado brasileiro, onde detém cerca de 22% de participação. O país é considerado estratégico pela empresa, por ser o maior produtor do mundo e o segundo maior consumidor.
A escolha de Jundiaí é estratégica. A malha de acesso à cidade permite o recebimento de matérias-primas e o escoamento da produção da empresa para qualquer localidade brasileira. Passam pelo município algumas das melhores e principais estradas do País e há garantia de fornecimento de água e de gás, insumos fundamentais para a fabricação de café torrado e moído, bem como mão-de-obra altamente qualificada.
Histórico
A Sara Lee, cujo nome vem de uma fabricante de pães e bolos, adquirida pelo grupo, nasceu nos Estados Unidos em 1939 e ingressou no mercado brasileiro em 1998, quando adquiriu a marca Café do Ponto.
O grupo emprega cerca de 137 mil funcionários no mundo, atuando em aproximadamente 200 países nos segmentos de alimentos, bebidas não-alcoólicas, como café e chá, produtos de higiene pessoal e limpeza. A Sara Lee detém mais de 100 marcas de produtos, a maioria líder em seus segmentos.
Depois de ter o Café do Ponto, o grupo comprou as marcas Seleto (em 1999) e Pilão, União e Caboclo (2000), passando a deter as grandes marcas atuantes no Brasil, de qualidade superior.
Na atualidade, todas as suas operações no Brasil estão concentradas no segmento de cafés. A nova planta industrial de Jundiaí, com 35 mil metros quadrados de área construída, num total de 226.596 metros quadrados, está planejada para incorporar inovações tecnológicas das mais modernas no processamento e embalagem de café.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Sara Lee.