ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE divulga que estiagem deve provocar queda de 6% na safra 2014

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/05/2014

2 MIN DE LEITURA

8
0
Os produtores de café devem ser um dos principais prejudicados pela estiagem nos primeiros meses do ano. A safra nacional a ser colhida em 2014 totaliza 2.744.165 de toneladas, ou 45,7 milhões de sacas de 60 kg de café em grãos beneficiados, somadas as espécies arábica e robusta (ou conilon). O montante significa uma queda de 6,1% em relação à produção de 2013, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, divulgado nesta quinta-feira (8/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O recuo foi provocado pela seca que atingiu Minas Gerais e prejudicou a plantação do café arábica. A espécie deve ter recuo de 12% na produção em 2014 ante 2013, como consequência de uma diminuição de 4,2% na área colhida e redução de 8,2% no rendimento médio.

Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto: Guilherme Gomes/ Café Editora

"A redução na produção foi causada mais por estiagem. Mas o café também vem passando por queda de preço há dois anos, isso desestimula o produtor. Ele investiu menos na cultura, erradicou algumas áreas menos produtivas", afirmou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE.

O levantamento de abril mostrou uma redução de 4,1% para a produção do café arábica em relação à estimativa de março. O clima fez produtores de Minas Gerais revisarem suas projeções.

"O café parece o mais prejudicado pelo clima, porque grande parte dele está em Minas Gerais e São Paulo, que foram mais afetados pela estiagem. Quando o produtor vai selecionar o grão, ele vê que só tem a casquinha, que a planta não formou o grão dentro. Então quando colher é que ele vai ver melhor essa perda", explicou o gerente do IBGE.

A safra de 2014 deve interromper a bianualidade que marca a produção de café há 22 anos. Se confirmadas as atuais estimativas negativas para a espécie arábica, o grão terá dois anos seguidos de safra baixa (2013 e 2014). "Esse ano era para ser um ano de alta na produção. Mas estão falando de inversão dessa alternância de safra", disse Andreazzi.

Se por um lado o café arábica enfrenta dificuldades, o café robusta teve aumentada ainda mais sua previsão de safra para 2014. A safra da espécie deve ser 14,9% maior que a de 2013. Os produtores elevaram em 1,7% suas perspectivas de produção em abril em relação ao que estimavam em março. "O canephora (robusta) é mais resistente, por isso registrou aumento na estimativa de produção", justificou Andreazzi.

O maior produtor de robusta do País é o Espírito Santo, que espera aumento de 17,4% na safra de 2014 ante 2013. No total do País, a safra de conilon deve totalizar 744.269 toneladas, ou 12,4 milhões de sacas.

As informações são da Agência Estado.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIANO

ILICÍNEA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/05/2014

Algumas instituições nacionais divulgam seus pareceres, neste caso sobre a produção de cafe, com o objetivo claro de fazer poucos realizarem lucros, forçando o sobe e desce das cotações. Deixando os produtores a merce desses pequenos grupos que ja tem e sempre ganharão muito dinheiro.
NELSON BARRIZZELLI

ANDRADAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/05/2014

Amigos. Leiam o artigo "Futuro da produção no curto e longo prazos preocupa especialistas" publicado aqui no dia 08 último. Volto a uma frase do ex-ministro Mario Henrique Simonsen na 2a crise do petróleo no final dos anos 70: "Se alguém disser que sabe o que está acontecendo ou está enganado, ou está querendo enganar alguém." As "agências" que fazer previsões fariam melhor em se calar, em vez de prestar um deserviço à cafeicultura brasileira. A falta de chuva desencadeou O PROBLEMA que se vê agora, nos grãos chochos, com ataques de brocas, tamanhos irregulares dos grãos, floradas que não vingaram por falta de trato das lavouras, etc. etc. etc. Os "especialistas" estão debitando tudo à falta de chuvas, mas mesmo se tivesse chovido, a produção ainda assim seria ruim em aparência e qualidade do grão, simplesmente porque para as pessoas que vivem do café a escolha foi, durante mais de 20 meses, "alimentar" o cafezal ou alimentar a família. Tudo isto é consequência da falta geral de planejamento que atormenta a Sociedade brasileira, subordinados que estamos aos interesses políticos de curto prazo e aos interesses de quem financia os eleitos. Como quem está no poder não foi colocado lá por movimentos militares e sim pela população, a única saída é o VOTO CONSCIENTE. Teremos esta oportunidade dentro de poucos meses.
MARCELO FREITAS GOMES DE SOUZA

SÃO GOTARDO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/05/2014

Pelo que tenho visto na região do Alto Paranaíba-MG a estimativa de quebra está em torno de 20 a 25%. De onde o IBGE tira as suas estatísticas porque a gente não vê ninguém do órgão no campo???
ANTONIO COSTA REIS

ITAMOGI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/05/2014

pois é, aqui na minha propriedade em ITAMOGI, nunca vi ninguem do IBGE.Acho que eles fazem no escritório, via satélite.
ALVARO MUNHOZ

MANDAGUARI - PARANÁ - TRADER

EM 10/05/2014

O limite inferior da estimativa de safra feita em dezembro e divulgada em janeiro pela CONAB, é de 46,50 milhões de sacas, isto sem considerar o efeito da seca em todas as regiões produtoras, como pode um instituto como o IBGE, muito respeitado em estatistica geografica vir apresentar uma estimativa de 45,7 milhões de sacas.

Deveriam apresentar as estimativas por estados, e quais os critérios adotados para tal levantamento.E outra coisa por que o governo federal mantem dois orgãos para o mesmo fim, sera que ta sobrando dinheiro?

Vamos aguardar o segundo levantamento da CONAB, e aprofundarmos a discussão, pois boa parte das perdas em NOVA YORK esta semana foi em função deste levantamentozinho.
FLORENCIO FEIO DE FREITAS FILHO

PIUMHI - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2014

Mais uma vez , além  do Veranico e Altas Temperaturas recordes , e Preços Baixos na Safra passada , os Bravos Cafeicultores , tem que Enfrentar Fogo Amigo , do Ibge , Instituição , que o próprio Governo Desmoralizou , que lança ao Mercado , altamente Especulador , uma Previsão de  Safra Fantasiosa mentirosa e claramente tendenciosa . Onde estão nossos Representantes Políticos e cooperativas pra defender nossos interesses e pra levar esse sr Andreazza e seus Companheiros pra conhecerem uma lavoura de Café e verificar , in loco , o tamanho Real  do nosso Prejuízo .
TADEI HIROTO

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/05/2014

Caramba por que 6 % duro ser cafeicultor e ter que escutar uma balbúrdia destas será que estas pessoas foram no campo para realmente avaliar isso sou consultor região sul de minas atuo em 2500 ha nunca vi ninguém do IBGE pelo menos em minhas áreas aff é a UTI do mercado de café
DELCIDIO BERGAMO JUNIOR

IBIRACI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/05/2014

Todos estão falando que a quebra de safra é maior que estes 6,1% ( e aquela outra do IBGE de 1,4%?), mesmo em relação ao ano de 2.013. Na minha região o Procafé fez levantamento, por sinal, muito bem detalhado, com vária amostras colhidas em várias lavouras, teve propriedade que teve até 50 % de quebra. O IBGE nem passou por aqui. Acho que tem alguma coisa errada com esse IBGE. "Levantamento Sistemático de Produção Agrícola???".

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures