ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Henrique Sloper, da Fazenda Camocim, fala sobre o efeito da produção do café do jacu em seu negócio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2010

2 MIN DE LEITURA

4
0
A Equipe CaféPoint esteve no Espaço Café Brasil 2010, em São Paulo/SP e gravou diversas entrevistas com os participantes da feira. Natália Fernandes conversou com Henrique Sloper, proprietário da Fazenda Camocim, a respeito de seu modelo de produção e os efeitos em seu negócio após iniciar a produção do Jacu Coffee.



Destaques da entrevista:

"Nosso modelo de produção é agrofloresta, ou seja, floresta com cafeicultura dentro. Começamos em 1999 já com certificado orgânico e a partir de 2006 viramos biodinâmicos, que é um processo de produção agrícola com conexão aos ciclos da natureza. Utilizamos alguns preparados homeopáticos nas plantas e compostagem, que é alimentação do café."

"O café do jacu começou por causa desse manejo que temos: uma floresta com café dentro."

"A primeira vez que vimos o ´efeito jacu´ foi em 2006. Houve uma invasão de pássaros na fazenda, comeram um monte de café e deixaram um monte de rastro para trás. Passamos a colher e testar a bebida."

"A primeira safra comercial foi em 2007, quando descobrimos como fazia para transformar resto de pássaro em bebida fina."

"O café do Jacu é 2% da produção de café da Fazenda Camocim, por isso a raridade, por isso o preço. Todo processo é manual, grão a grão."

"O jacu teve um papel importantíssimo, principalmente no mercado brasileiro, de lançar a gente como produtor de café diferenciado. Ele é um produto que une a qualidade e o exotismo. Além disso, ele introduziu na minha fazenda um produto que eu não tinha, que é o café torrado e moído."



"A Fazenda Camocim tinha originalmente um projeto de café verde para exportação, o que continuamos fazendo."

"Acredito que tenha tido um efeito nos preços do café orgânico biodinâmico convencional por causa do café do jacu, não sei mensurar isso."

"O jacu teve um efeito grande de agir como fator de penetração no mercado, abertura de portas em mercados que normalmente eu teria dificuldade em ter acesso."

"O café verde é vendido para pequenos torrefadores no mundo todo e também para alguns torrefadores no Brasil."

Saiba mais:

Jacu Coffee Bird

A ave, misto de urubu com galinha preta, de grunhido rouco e assustador, é nativa da Mata Atlântica. De praga a aliado da fazenda, o jacu, que quebrava os pés do cafeeiro ao apoiar-se nos galhos para comer seus frutos, fez a fama da Camocim com o café mais exótico - e caro - do Brasil.

A prática do animal não mudou, mas agora é considerada irrelevante. Estima-se que frequentem a fazenda cerca de 50 a 60 jacus. Eles se alimentam pela manhã e à tarde, selecionando instintivamente os frutos mais maduros do cafeeiro, o grão cereja. Por possuir um sistema digestivo simplório, o fruto só é despolpado, sem sofrer muita agressão dos ácidos estomacais da ave. Pela rapidez desse processo, o excremento é eliminado logo após a ingestão e fica acumulado próximo aos pés de café que serviram à alimentação, todos de grãos arábica.

As informações são do Portal Espresso.



Suas fezes são então recolhidas e levadas para o terreiro suspenso, onde secam e os grãos podem ser separados do excremento e de outras sementes para depois serem lavados.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WANDERCY

EM 03/03/2015

Sensacional este café, tenho podido saborear muitas qualidades do café por este mundo, da Eritreia, Timor, Jamaica, Colômbia; mas o sabor do café Jacu é inigualável, um orgulho para nós brasileiros. Parabéns
TIAGO LONGUINI

VÁRZEA PAULISTA - SÃO PAULO

EM 25/09/2014

Café extraordinário, surpreendente e de excelente qualidade eu aprovo vale cada centavo !

Tive a oportunidade de conhecer o produto em 2012 e também apresentei aos meus amigos que tiveram comentários unânimes, todos elogiaram !
SERGIO DE OLIVEIRA SILVA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 12/05/2014

No mês de maio de 2014 estará presente nosso representante, o Sr. Sérgio de Oliveira, na Fazenda Camocim, no Espírito Santo, quando então terá informações detalhadas sobre a produção do café do jacu. Sds.
SERGIO DE OLIVEIRA SILVA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 12/05/2014

A qualidade deste café, com características surpreendentes por seu sabor e aroma, vem acrescentar à preservação de espécies animais e confirmar a interação a ser compreendida e necessária, entre o homem, a fauna e flora. Confirma-se, assim, a sustentabilidade, tão propalada quanto ao manuseio de florestas. Nós do Gremio Recreativo e Bloco Carnavalesco Embaixada do Jacar com sede no RJ, participaremos, no ano de 2015, do Concurso Nacional de Marchinhas, no Rio de Janeiro, durante este próximo carnaval, quando, então, apresentaremos a saga do jacu e sua formidável colaboração à economia brasileira. Sergio de Oliveira Silva( Zé Pimenta ).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures