ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Governo do ES incentiva uso do calcário na cafeicultura

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
O Governo do Espírito Santo vai disponibilizar quatro mil toneladas de calcário para dois mil cafeicultores de 30 municípios capixabas. A ação faz parte do programa ‘Calcário Correto’ coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) para melhorar a produtividade e a produção das lavouras de café na região Centro Sul do Estado.

Para receber o calcário, o cafeicultor terá que se comprometer a usar um conjunto de tecnologias orientadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), numa área de um hectare da lavoura, principalmente relacionada à prática da “calagem”, que contribui para corrigir a acidez do solo, o que favorece a absorção dos nutrientes naturais disponíveis na terra e o melhor aproveitamento do adubo.

“O grande objetivo do Governo do Espírito Santo com este Programa é corrigir as desigualdades regionais da produtividade dos nossos cafés e com isso melhorar a renda das famílias rurais da região Centro Sul do Estado”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O repasse do calcário aos cafeicultores será realizado por meio de um ‘Chamamento Público’, que já está aberto. Para participar do processo, os interessados têm até o dia 21 de março para apresentar as propostas elaboradas por intermédio de associações de produtores, cooperativas, sindicatos rurais e secretarias municipais de Agricultura nas unidades do Incaper. O resultado final será apresentado em abril.

Serão contemplados entre 20 e 130 produtores por município, de acordo com a importância que a cafeicultura possui em cada um dos 30 municípios definidos na área de abrangência do Programa.

Benefícios da calagem – De acordo com o Incaper, na agricultura o calcário é um dos insumos que proporcionam maior retorno financeiro, tendo em vista que se trata de um produto de baixo custo e com respostas consideráveis no incremento da produtividade e consequentemente da produção.

O uso do calcário para a correção da acidez do solo traz benefícios inestimáveis à agricultura, dentre os quais a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos, a redução da toxicidade de alguns elementos minerais e influência na disponibilidade de nutrientes para as plantas, desde que a aplicação seja de forma adequada, dentro dos princípios de sustentabilidade ambiental e a partir das necessidades apresentadas após a análise laboratorial do solo.

Pesquisas agrícolas comprovam que os solos no Espírito Santo apresentam elevada acidez e baixos teores de alguns nutrientes, principalmente cálcio e magnésio, essenciais para o desenvolvimento das plantas. “Quando se realiza a calagem adequadamente, diversos efeitos favoráveis são combinados e agem ao mesmo tempo para melhorar a produtividade das lavouras, pois ela corrige a acidez do solo, fornece cálcio e magnésio, aumenta a eficiência de utilização de fertilizante, diminui os efeitos tóxicos do alumínio, do manganês e do ferro, além de aumentar a retenção de alguns nutrientes no solo”, ressalta o engenheiro agrônomo do Incaper, Lucio De Muner, coordenador do programa Calcário Correto.

As informações são do Portal do Governo do ES, adaptadas pelo CaféPoint
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCIANO MARIM

ÁGUA DOCE DO NORTE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/03/2014

Excelente projeto do Governo, deveria atender a todas as regiões do estado principalmente a região noroeste. Luciano Marim ( Água Doce do Norte - ES )
OVIDIO CAMILHO DA SILVEIRA

MOGI GUAÇU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/03/2014

Muito bom esse projeto, deveria se estender para os outros estados tambem.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures