ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Futuro da produção no curto e longo prazos preocupa especialistas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2014

2 MIN DE LEITURA

6
0
A estiagem dos últimos meses deverá reduzir em até 6,7 milhões de sacas a safra de café 2014, para entre 40,9 milhões e 43,3 milhões de sacas, confirmou ao Valor Econômico o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, José Braz Matiello, em evento do segmento ontem em Guarujá, no litoral paulista.

Matiello tomou como base a estimativa inicial da Conab para a colheita e mediu os impactos da seca em algumas lavouras. Nas mais afetadas, houve quebra de mais de 70%. Segundo ele, os efeitos da seca ainda deverão ser sentidos na produção do próximo ciclo - serão entre 38,7 milhões e 43,6 milhões de sacas em 2015/16, projetou.

"Que a colheita vai ser menor [nesta safra 2014/15], vai. Mas só saberemos o quanto nos próximos dois meses", disse Eduardo Carvalhaes Jr., do Escritório Carvalhaes, um dos mais tradicionais na corretagem de café em Santos (SP). De acordo com Paulo Espinoza, sócio diretor da Somar Meteorologia, já houve períodos no passado de estiagem como esse. "Não vamos mudar as causas, mas mitigá-las".

Segundo o Valor, as preocupações do segmento não são apenas de curto prazo. Do lado de quem compra o produto, é crescente a preocupação com o futuro da oferta. Segundo a multinacional suíça Nestlé, responsável por entre 10% e 13% das aquisições de café verde no mundo, os maiores desafios nessa frente são a falta de novos produtores, mudanças climáticas e a competição com outras culturas agrícolas.

"Quais são as próximas gerações de produtores? Os produtores, na maioria dos países, já têm 40, 45, 50 anos. Em dez anos, pode ser que não queiram continuar no setor agrícola. E de onde virá o café? Por outro lado há concorrência em alguns países com outros produtos por utilização da terra, e mudanças climáticas", disse Orlando Garcia, diretor da Nestlé AS/ Nestec.

Ele lembra que em geral o consumo global do produto está aumentando, mas em diferentes velocidades, a depender da região. Nos países emergentes, por exemplo, a velocidade desse incremento é muito maior que nos desenvolvidos.

De acordo com John Wolthers, gerente de vendas da exportadora Comexim Santos, hoje a produção e o consumo mundial giram em torno de 144 milhões e 133 milhões de sacas, respectivamente. "[A diferença] está afinando. Brasil e Vietnã são os únicos países em que a produção avança e que têm potencial de crescimento. O mundo depende hoje muito do Brasil para o arábica e do Vietnã para o robusta".

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pelo CaféPoint

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DALTON SILVA GOULART DE CARVALHO

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/05/2014

O aumento de custos nas áreas montanhosas foi brutal, devido à mão-de-obra.

Como acredito que isso não mudará e talvez possa até ficar pior, acho muito arriscado acreditar na cafeicultura sem o incremento da mecanização, principalmente da colheita (com exceção dos cafés especiais, de alta qualidade produzidos em locais de altitude elevada).

No curto prazo a seca recuperou os preços, mas cuidado: quem nadar contra a correnteza pode morrer afogado.    


GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/05/2014

É sempre a mesma história: buscar alta produção pra vender a preço no chão. DEvagar com o andor que o santo é de barro. Temos que continuar a jogar na retranca. O Brasil está desgovernado, não existe política de médio e longo prazo para a agricultura. Cuidado que o tombo pode ser maior do que 2013.
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2014

Concordo com o companheiro João Carlos, ninguém consegue continuar na atividade vendendo abaixo do custo. Os que não tinham dívidas ainda vão mais ou menos, é bom não se assustar com os preços e começar a plantação acelerada como foi a dois anos atrás. Se não fosse a seca, estava na pior ainda.
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/05/2014

DEUS te ajude Alexandre e também a todos envolvidos com a Cafeicultura. O que afugentou muitos da atividade é vender café abaixo do custo de produção! Abraço e boa sorte!
FRANK SCANAVACHI

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/05/2014

Se não fosse a severa estiagem que ocorreu este ano produziríamos certamente próximo de 60 milhões de sacas e venderíamos nosso café quase de graça por um bom tempo. Cuidado com a subida , o tombo pode ser maior!!!
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/05/2014

E tinha produtor falando ate pouco tempo atrás que tínhamos que erradicar as lavouras parar de plantar cafe por causa do escesso de produção etc... Coitados dos que seguiram esse raciocínio pessimista. Minhas lavourinhas novas vão mto bem obrigado e espero duplicar e até mesmo triplicar minha producão em poucos anos para exatamente atender a demanda dos que pararam ou reduziram seus negócios. É a ciranda da vida uns caem outros sobem...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures