ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Florestas do planeta ganham um protetor online

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/02/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Um novo sistema online de monitoramento tornará possível checar rapidamente a condição de florestas em todo o mundo, em lugares que anteriormente não dispunham de fiscalização, potencialmente elevando a pressão sobre governos para reduzir o desmatamento.

O norte-americano World Resources Institute (WRI) abriu para acesso público na quinta-feira a nova ferramenta, chamada Global Forest Watch, que foi desenvolvida em uma parceria com mais de 40 instituições, com a ajuda de técnicos do Google. O sistema promete ampliar de forma significativa a possibilidade de monitorar áreas vulneráveis a desmatamento, como o Sudeste Asiático, a África e a Amazônia.

"Pela primeira vez nós unimos em um só lugar poderosos dados de satélite analisados de uma forma que seja fácil de entender", disse Nigel Sizer, diretor do WRI.



O sistema usa dados de alta resolução retirados de meio bilhão de imagens de satélites tipo Landsat para medir variações na cobertura vegetal da Terra. Ele também conta com um sistema de alerta mensal de desmatamento. "Com exceção do Brasil, nenhum país com floresta tropical conseguiu até agora montar um sistema de informação sobre o estado de suas florestas", disse Rebecca Moore, gerente de engenharia do Google Earth Outreach e Earth Engine.

"Agora será possível ter atualizações quase em tempo real do estado das florestas mundiais, abertas para qualquer um ver", afirma. Rebecca disse que a experiência do Brasil no monitoramento da Amazônia foi importante no processo de construção do novo sistema. Também foi fundamental a abertura do arquivo de imagens Landsat feita pelo USGS, o serviço geológico dos EUA.

A matéria é da Exame, adaptada pela Equipe AgriPoint.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NIVALDO ALVESS TEIXEIRA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 24/02/2014

A despeito da disponibilidade dos métodos de controle,(se existem mesmo) o Brasil continua "varrendo" de seu mapa as florestas, desequilibrando as emissões de umidade que nos proporciona as chuvas aqui na região sudeste; há que utilizar meios eficazes, contundentes (forças armadas, força nacional de segurança) e uma fiscalização mais rigorosa sobre nossos índios que aculturados liberam "suas" áreas para madeireiros que sem ou com noção das consequências continuam impunimente suas ações; e se eles continuam a desmatar, quem são os receptadores da madeira?! Também ai é preciso uma agenda e vontade política. Veremos se após esse apagão que ronda nosso pais por causa da baixa de nossos reservatórios e novos meios de controle, possamos EFETIVAMENTE dar um basta na derrubada das nossas florestas.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures