ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Falta de informação do produtor é o principal motivo para a não aderência ao Programa ABC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/04/2012

2 MIN DE LEITURA

3
0
Em março de 2012 os Portais da Agripoint lançaram uma enquete aos seus leitores: "Você já aderiu ao Programa Agricultura de Baixo Carbono?".

O intuito da enquete era entender quais são os interesses e as dificuldades que produtores de todo país tem em relação ao Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono. O Programa ABC foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e apresenta como ideia principal que a produção agrícola e pecuária garanta mais renda ao produtor, mais alimentos para a população e aumente a proteção ao meio ambiente. Para isso o produtor pode utilizar recursos para investimentos que estão contemplados no Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012. Os produtores rurais e cooperativas poderão contar com limite de financiamento de R$ 1 milhão e taxas de juros de 5,5% ao ano e o prazo para pagamento é de 5 a 15 anos.

Os resultados obtidos baseiam-se nas respostas das participações em cada site CaféPoint (25,23%), FarmPoint (19,63%) e MilkPoint (55,14%), tendo a colaboração de mais de 100 pessoas de diversos estados brasileiros.

Os produtores apontaram maior preferência pela iniciativa de Integração lavoura-pecuária-floresta (21%), seguida da Recuperação de áreas degradadas e Tratamento de resíduos animais (19%).



A falta de informação é o motivo principal pela não aderência ao Programa ABC até o momento, com 54% das respostas, ou seja, o produtor desconhece o programa e quais são os passos para obter o financiamento. Em segundo lugar vem a falta de profissional habilitado para auxílio na elaboração dos projetos (21%). Outros motivos como a não garantia do retorno do projeto, falta de recursos financeiros e falta de iniciativa do próprio produtor foram apontados como obstáculos na montagem do projeto.



Das 107 participações, apenas 8 produtores (7,5%) disseram ter montado o projeto, mas nenhum deles conseguiu o financiamento por motivos diversos, como problemas com prazos, restrições cadastrais e dificuldades de obter informações pelo próprio banco.

Dentre os leitores participantes da enquete, os mineiros tiveram maior participação (24%), seguido dos paulistas (16%) e dos goianos e paranaenses (11%).

Participação dos Estados


<


CaféPoint

O Portal CaféPoint contou com a colaboração de 27 participantes na pesquisa, sendo que a produção média dos produtores é de 900 sacas/safra. A maior preferência das iniciativas do Programa ABC é pela Fixação Biológica do Nitrogênio (21,91%) seguida de Recuperação de áreas degradadas (20,55%). Como apresentado no resultado geral dos três portais, a falta de informação do produtor é o principal motivo pela não aderência ao Programa, com 36% das respostas.

Quer saber mais sobre o programa, acesse o site do MAPA: www.agricultura.gov.br/abc/.

Equipe AgriPoint

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ ANTÔNIO DOS REIS

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/05/2012

Meu caro Carlos Eduardo:

Na minha visão, o problema é outro e muito conhecido do produtor e do povo brasileiro: "BURROCRACIA".
CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 24/04/2012

O governo deveria incorporar no programa da Emater de todos os estados um serviço de divulgação e esclarecimento aos agricultores e agentes de crédito rurais.
TERCIO LUIZ TAVARES PASCOAL

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO

EM 24/04/2012

Permitam-me tecer alguns comentários sobre a pesquisa:

O universo de respostas (107 produtores ) permite uma avaliação pouco precisa sobre a realidade. Oito produtores (7,5%) do total protocolaram de alguma forma a proposta em bancos e 100% deles não obtiveram êxito.

Onde tenho oportunidade tenho insistido em alguns pontos com relação ao ABC:

- Trata-se de um programa com objetivos nobres, taxas de juros confortáveis, prazos e carência que atendem perfeitamente aos investimentos ( enfim, uma linha de crédito perfeita), com recursos abundantes e demanda instalada.

Assim sendo, porque a dificuldades de emprestar???? Pelo que se noticia, os bancos não conseguiram colocar no mercado nem 20% dos valores disponibilizados e, já estamos findando o ano safra. Não há que se debruçar sobre o assunto e verificar o que realmente ocorre???? Dizer que é desconhecimento do produtor, é uma avaliação muito simplista.

Penso que o teto ( R$1.000.000 ) é muito baixo para as atividades deixando médios e grandes produtores sem incentivo para buscar o financiamento. As normas com interpretações dúbias sobre o que financiar, deixam os tecnicos dos bancos totalmente inseguros e, receosos por uma interpretação equivocada e se sujeitar a penalidades futuras.

Onde existem abundância de recursos, programas de excelência, linha de crédito favoráveis, prazos, taxas, demanda , produtores sérios, etc....e os recursos não conseguem chegar, algo de errado está acontecendo.

As autoridades têm que ouvir mais os produtores e, redirecionar as ações para que os recursos cheguem e provoquem o efeito positivo que se espera.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures