ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Executiva da Café do Centro fala, com exclusividade, sobre parceria com McDonald's

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/01/2015

3 MIN DE LEITURA

4
0
Por Thais Fernandes

O mercado cafeeiro tem se mostrado a cada dia mais competitivo. Segundo Américo Sato, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a expectativa é de que em 2014, a parcela de cafés gourmet tivesse incremento de 15% no País. Esta procura por qualidade na ponta consumidora da cadeia tem impulsionado as empresas a investirem cada vez mais e buscarem ferramentas como as certificações.

Foto: Divulgação / Café do Centro
Foto: Divulgação / Café do Centro


O CaféPoint entrevistou Carolina Russomanno, gerente de Marketing do Café do Centro, para saber mais sobre as estratégias da empresa neste sentido. A empresa foi, recentemente, anunciada como fornecedora de grãos para a Arcos Dorados – operadora de franquias do McDonald’s em 20 países e com mais de 2 mil estabelecimentos, para as lojas brasileiras. Leia, abaixo, tudo o sobre a negociação e novos investimentos adotados pela Café do Centro.

CaféPoint - Há quanto tempo a Café do Centro trabalha com a certificação internacional de sustentabilidade e rastreabilidade de cafés Rainforest Alliance?
Carolina Russomanno - Há 2 anos.

CaféPoint - A empresa já trabalhou com outras certificações? Quais os critérios levaram a optar pela Rainforest?
Carolina Russomanno - Sim, temos outras certificações como ISO 9001, ISO 22000, IBD e Abic. O critério que levou a optar pela Rainforest é a credibilidade que as empresas certificadas tem no mercado nacional e internacional de café e também pela dificuldade em se obter a certificação, já que as mudanças exigidas pela Rainforest Alliance e o tamanho do investimento na estrutura e na cultura organizacional são bastante grandes, algo que não consegue ser alcançado por qualquer empresa.

CaféPoint - Qual o impacto da certificação para a empresa? A melhoria vem em números ou em visibilidade?
Carolina Russomanno - A adequação da empresa às diretrizes da Rainforest, que exige mais controle da operação e critério na produção, através de ações efetivas em sustentabilidade e rastreabilidade, fez com que ganhássemos acesso aos mercados de forma diferenciada, em grande parte pelo reconhecimento adquirido por ter a certificação e, consequente, a grande qualidade refletida nos produtos. Os números são uma consequência deste processo.

CaféPoint - Recentemente, a Café do Centro foi anunciada como fornecedora de grãos para a Arcos Dorados – operadora de franquias do McDonald’s em 20 países e com mais de 2 mil estabelecimentos, para as lojas brasileiras. Como foi essa negociação? Através de quais critérios a Café do Centro foi avaliada?
Carolina Russomanno - A negociação com a Arcos Dourados foi um “namoro” de muitos anos. Esperávamos por uma oportunidade e conseguimos alcança-la devido, entre outras coisas, ao excelente blend que conseguimos desenvolver de acordo com as expectativas do cliente, a todo o serviço e treinamento que disponibilizamos visando a padronização do café e a orientação a fundo de todos os funcionários envolvidos e a grande aceitação por parte do consumidor do nosso café oferecido nas lojas. Os critérios avaliados levaram em conta principalmente as nossas certificações como a da Rainforest - que assegura práticas de produção sustentáveis e de acordo com a preservação do meio-ambiente, a alta rastreabilidade e controle total da produção dos cafés, além da origem assegurada.

CaféPoint - Como se dará a nova parceria? Qual o impacto dela para a empresa?
Carolina Russomanno - A parceria já esta em andamento, estamos presentes em todos os McDonald’s regulares que servem café e também nos McCafés em todo o Brasil. Para a nossa empresa, é um grande objetivo alcançado, motivo de orgulho, já que o McDonalds tem um padrão de seleção de fornecedores bastante alto e rigoroso. Imaginem quantas outras empresas poderiam ser selecionadas e o Café do Centro foi quem ganhou a briga.

CaféPoint - Quais as outras estratégias vem sendo adotadas pela Café do Centro para se destacar no mercado nacional?
Carolina Russomanno - Temos trabalhado muito para que os melhores grãos dos melhores cafés do Brasil fiquem dentro do país e não sejam exportados, como de praxe. O objetivo é oferecer o que existe da mais alta qualidade em café no Brasil para os brasileiros. Isto resulta em grande diferencial e é fortemente percebido pelo consumidor. Também temos trabalhado muito com pequenos produtores certificados, que têm todo o cuidado do mundo com a produção de seus cafés e controle total de todo o processo. Assim, conseguimos obter os melhores microlotes e podemos oferecer ao mercado algo novo, de acordo com a nossas descobertas. A aproximação da Café do Centro com o consumidor final do café esta cada vez mais evidenciada através de ações de comunicação e feiras.
 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 12/01/2015

Para aprender mais sobre estratégias do agronegócio café, fiquem atentos ao início do curso online "Marketing Estratégico no Agronegócio do Café". Saiba mais: https://www.agripoint.com.br/curso/marketing-cafe/
FELIPE DE PADUA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/01/2015

O melhor café do Brasil para os brasileiros, tomara que sejamos como a vizinha Colômbia!!....



Parabéns pelo trabalho!
CARLOS ROBERTO PICCIN

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/01/2015

parabéns carolina e equipe
CELSO LUIS RODRIGUES VEGRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 06/01/2015

Equipe Café do Centro

Orgulho imenso de ser um daqueles que tem acompanhado de perto a exitosa trajetória dessa companhia.

Que mais êxito vocês alcancem.

Abçs

Celso Vegro

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures